Da assessoria/Loop – “Não é simplesmente um programa de colocação de asfalto nas vias urbanas, mas também de pavimentação em concreto, por exemplo”, explica o engenheiro civil Alex Maschio, mestre em Planejamento Urbano e CEO do Instituto Ruas, de Curitiba.
O programa ao qual Alex se refere é o “Asfalto Novo, Vida Nova”, administrado pelo governo do Paraná, com o objetivo de garantir a cobertura asfáltica e iluminação de LED em 100% de suas vias públicas do Estado. O investimento será de R$ 500 milhões na primeira etapa, sendo R$ 300 milhões do Tesouro do Estado e R$ 200 milhões da Assembleia Legislativa.
Estão habilitados a participar do programa municípios com até 7 mil habitantes, desde que cumpram todas as exigências. Dos 399 municípios do Paraná, 160 possuem população abaixo de 7 mil habitantes, que se somadas as extensões das malhas viárias urbanas resulta-se numa extensão superior a 4.000 Km. A malha viária desses municípios, com revestimento, gira em torno de 86,28%.
“O Instituto Ruas pode colaborar muito com os municípios, porque o programa em si defende uma linha de pavimentação mais durável, econômica, competitiva, seguras e principalmente mais sustentável. E nós trabalhamos com soluções em concreto, sistemas urbanos de drenagem sustentável e soluções direcionadas à micromobilidade. Estamos à disposição dos prefeitos para discutirmos e propormos soluções para a melhor utilização dos recursos públicos”, sugere Alex Maschio.
Camila Scucato, superintendente executiva do Serviço Social Autônomo Paranacidade, enfatiza: “Temos o objetivo de começar a induzir os prefeitos a utilizarem a pavimentação urbana sustentável que consiste na utilização de pavimentos que reduzam o impacto ambiental, permitindo a drenagem da água da chuva, a redução de ruídos e o conforto térmico”.
O Instituto Ruas
Desenvolve projetos de vias urbanas e rurais, loteamentos e condomínios não focados apenas na solução de pavimentação, mas no contexto geral das vias e como estas irão impactar a vida das pessoas. Entre as especialidades do instituto paranaense estão sistemas de pavimento rígido (feitos com concreto), pavimentos intertravados (paver) e pavimentos permeáveis.
No Sudoeste
Em março deste ano foi inaugurada uma das obras mais aguardadas da região Sudoeste: a revitalização da PRC-280, entre Palmas e a BR-153. A rodovia, um dos principais corredores logísticos das regiões Sudoeste e Sul do Paraná, teve 59,55 quilômetros restaurados no trecho que vai de Palmas ao Trevo Novo Horizonte, em General Carneiro, no acesso a Santa Catarina. Eles foram feitos com pavimento de concreto, técnica também conhecida como whitetopping, inédita em rodovias estaduais do Paraná.