Tirar a carteira de motorista sem gastar nada já é realidade no Paraná. O Governo do Paraná, por meio do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), abriu nesta quinta-feira (12) as inscrições para o primeiro edital do programa CNH Social, que vai oferecer 4 mil vagas gratuitas para a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro).
A iniciativa contempla candidatos com renda familiar de até três salários mínimos em todos os 399 municípios do Estado, distribuídos em cinco macrorregiões. Além das aulas de direção, o programa isenta totalmente as taxas de exames médicos, psicológicos, provas teóricas e práticas.
As inscrições podem ser feitas até 14 de março, exclusivamente pelo site oficial do programa. A lista final dos aprovados será divulgada em 31 de março.
Segundo o diretor-presidente do Detran-PR, Santin Roveda, a iniciativa representa uma virada de chave para milhares de paranaenses.
“É um sonho se tornando realidade, principalmente para quem nunca teve condições de tirar uma CNH. Agora será 100% gratuita, o que vai fazer toda a diferença para quem busca qualificação ou o primeiro emprego”, destacou.
Todo o acompanhamento do processo será feito por um portal desenvolvido pela Celepar, permitindo que o candidato acompanhe desde as aulas até a emissão do documento físico e digital. Para quem optar pela categoria B, a CNH já virá com a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada), facilitando o uso do veículo para trabalho.
O programa também reserva vagas específicas:
▪️ 10% para estudantes da rede pública estadual
▪️ 10% para mulheres
▪️ 5% para pessoas com deficiência (PCDs)
Mesmo com as mudanças recentes nas regras de habilitação feitas pelo Conselho Nacional de Trânsito e pela Secretaria Nacional de Trânsito, o CNH Social garantirá ao menos 10 horas de aulas práticas, com direito a mais cinco em caso de reprovação.
Para participar, é preciso residir no Paraná há pelo menos 12 meses, morar no município escolhido, estar inscrito no CadÚnico e não possuir restrições no direito de dirigir.
Paralelamente, o Detran-PR também abriu chamamento para credenciar autoescolas interessadas em atuar como parceiras do programa.
Portal de Beltrão com informações AEN