A Copa do Mundo de 2026 será histórica por reunir 48 seleções pela primeira vez. O torneio, que será sediado por Estados Unidos, México e Canadá, já tem 29 países garantidos na disputa. Após a Data Fifa de setembro, 18 vagas estavam definidas. Em outubro, Egito, Argélia, Gana, Cabo Verde, Costa do Marfim, Senegal e África do Sul completaram o bloco dos africanos classificados, com as partidas de novembro consolidando os últimos nomes.
Na Ásia, Catar e Arábia Saudita carimbaram vaga na data anterior. O Catar, que venceu os Emirados Árabes Unidos por 2 a 1, garantiu presença em um Mundial pela primeira vez via Eliminatórias. A Europa também já tem seu primeiro representante definido: a Inglaterra.
Seleções garantidas na Copa de 2026 (29 de 48)
América do Norte (3 vagas)
– Canadá, Estados Unidos e México (países-sede)
América Central (3 vagas)
– Nenhuma definida
África (9 vagas)
– Marrocos, Argélia, Egito, Costa do Marfim, Tunísia, África do Sul, Gana, Senegal e Cabo Verde (estreante)
Ásia (8 vagas)
– Irã, Catar, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Japão, Uzbequistão (estreante), Jordânia (estreante) e Austrália
América do Sul (6 vagas)
– Argentina, Brasil, Uruguai, Colômbia, Equador e Paraguai
Oceania (1 vaga)
– Nova Zelândia
Europa (16 vagas)
– Inglaterra e França
Repescagem intercontinental (2 vagas)
– Seis equipes brigam pelas últimas vagas: Bolívia e Nova Caledônia já confirmadas; faltam 1 país da Ásia, 1 da África e 2 da América Central.
Europa
A Inglaterra foi a primeira seleção europeia classificada. Em seguida, a França garantiu vaga ao golear a Ucrânia. Outras dez seleções do continente se classificarão ainda em novembro como campeãs de seus grupos.
Os segundos colocados disputarão a repescagem, que também contará com quatro vencedores da Liga das Nações 2024/25 que tenham terminado fora das duas primeiras posições nas Eliminatórias.
Espanha, Portugal, Croácia, Noruega, Suíça e Eslováquia estão próximas da vaga direta. Já a Itália deve novamente enfrentar uma repescagem para tentar evitar a ausência em outra Copa, após ficar fora de 2018 e 2022.
Ásia
As oito vagas asiáticas já estão totalmente preenchidas. No Grupo A, o Catar liderou com quatro pontos, à frente de Emirados Árabes Unidos e Omã. No Grupo B, a Arábia Saudita assegurou a classificação ao empatar com o Iraque.
Emirados Árabes e Iraque disputam uma vaga na repescagem internacional. O jogo de ida terminou empatado, e a partida de volta ocorrerá na terça-feira (18).
Américas do Norte e Central
Pela Concacaf, além dos países-sede, três vagas diretas e duas vagas na repescagem estão em disputa.
– Grupo A: Suriname, Panamá, El Salvador e Guatemala
– Grupo B: Curaçao, Jamaica, Trinidad e Tobago, Bermudas
– Grupo C: Haiti, Honduras, Costa Rica e Nicarágua
Os líderes de cada grupo garantem vaga direta, enquanto os dois melhores segundos colocados irão à repescagem intercontinental.
África
O continente africano já tem suas nove vagas preenchidas: Marrocos, Argélia, Egito, Tunísia, Costa do Marfim, África do Sul, Senegal, Gana e Cabo Verde.
Também foram definidos os finalistas da repescagem africana: República Democrática do Congo e Nigéria venceram Camarões e Gabão, respectivamente, e disputam no domingo (16) a última vaga continental para a repescagem mundial.
Oceania
A Nova Zelândia confirmou sua hegemonia regional e está classificada para sua sexta participação em Copas do Mundo.
Flashscore