Um grande e poderoso ciclone extratropical com aspecto que impressionava hoje nas imagens de satélite atuava durante esta quarta-feira no Oceano Atlântico a Leste das províncias da Terra do Fogo, Chubut e de Santa Cruz, da Argentina, e sobre as Ilhas Malvinas. Este ciclone provocava forte vento na região da Patagônia com rajadas de vento em alguns pontos próximas dos 100 km/h. O Aeroporto de Mount Pleasant, nas Malvinas, chegou a ter pressão atmosférica de 985 hPa com pancadas de chuva e rajadas de vento em torno dos 80 km/h.
O ciclone extratropical na altura das Malvinas apresentava pressão mínima central de 970 hPa na manhã desta quarta-feira, assim trata-se de um sistema intenso e profundo. Não chega a ser um evento fora do comum, uma vez que ao redor da Antártida há o chamado cinturão de baixas pressões e ciclones mais intensos são comuns em locais mais ao Sul do Atlântico.
O ciclone está a milhares de quilômetros do Rio Grande do Sul, no extremo Sul do continente, mais perto da Antártida que do Brasil, mas os seus efeitos serão sentidos nos estados do Sul brasileiro à medida que a frente fria associada ao sistema vai avançar para o Rio Grande do Sul e os demais estados do Sul entre esta quinta-feira e a sexta-feira.
O sistema frontal, atualmente, encontra-se no Centro da Argentina, nas latitudes da província de Buenos Aires, organizando instabilidade na região com chuva e temporais que vão afetar Santa Fé, Entre Rios e todos os departamentos do Uruguai no final desta quarta e ao longo da quinta-feira. O Serviço Meteorológico Nacional da Argentina emitiu alertas até laranja para algumas áreas do Centro do país.
O avanço da frente fria vai trazer chuva para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná hoje e amanhã. Embora a frente somente se desloque pelo Sul do país durante a sexta, a aproximação do sistema com ar quente induz a formação de instabilidade pré-frontal nos três estados nesta quinta.
FRENTE FRIA ASSOCIADA AO CICLONE TRARÁ CHUVA LOCALMENTE VOLUMOS
A Pancadas de chuva atingem diversas regiões e vão ser localmente fortes e acompanhadas de temporais isolados. Em alguns locais, a chuva pode ser volumosa com altos índices pluviométricos em curto período, não se descartando ainda vendavais localizados e ocasional queda de granizo por nuvens de desenvolvimento vertical que tendem a se formar.
As informações são do METSUL METEREOLOGIA
Vídeo- CLIMA TEMPO