Notícias

Campanha da Fraternidade: Sudoeste do Paraná tem mais 7 mil famílias morando em favelas e loteamentos irregulares

Além disso, são quase 200 pessoas em situação de rua na região. Direito à moradia digna é o tema da Campanha deste ano.

Campanha da Fraternidade: Sudoeste do Paraná tem mais 7 mil famílias morando em favelas e loteamentos irregulares
Foto: Divulgação

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou nesta Quarta-Feira de Cinzas, 18 de fevereiro, a Campanha da Fraternidade 2026, com o tema “Fraternidade e Moradia”. O objetivo da campanha neste ano é despertar a consciência sobre o direito à moradia digna como expressão concreta da fé cristã. No Sudoeste do Paraná, mais de 16 mil famílias estão na fila, esperando por projetos habitacionais. Além disso, são quase 200 pessoas em situação de rua na região.

A cada ano, nas últimas seis décadas, a Igreja do Brasil define um tema e um lema para chamar a atenção da sociedade sobre uma situação que necessita de conversão, em vista da fraternidade, do bem comum.

Para 2026, acolhendo sugestão da Pastoral da Moradia e Favelas, os bispos do Brasil escolheram o tema “Fraternidade e Moradia”, com o lema “Ele veio morar entre nós”, baseado no livro de João, capítulo um, versículo 14.

A proposta convida para a reflexão sobre a realidade habitacional do país. Embora a moradia digna seja um direito garantido pela Constituição, milhões de brasileiros ainda vivem sem casa ou em condições precárias. De acordo com a CNBB, atualmente 6,2 milhões de famílias não têm moradia adequada e 328 mil pessoas vivem em situação de rua em todo o país.

No Sudoeste do Paraná, região compreendida pela Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, quase 200 pessoas estão em situação de rua, de acordo com levantamento feito pela Rádio Club de Palmas junto ao Ministério do Desenvolvimento Social.

Segundo dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), dos 42 municípios da região, 14 possuíam cadastros de pessoas em situação de rua no último mês de janeiro.

Além disso, mais de 7 mil famílias do Sudoeste residem em áreas de favela ou em loteamentos irregulares. As informações foram apuradas pela Rádio Club através da Pesquisa de Necessidades Habitacionais, realizada pela Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) no ano de 2023.

De acordo com a Pesquisa, existem na região, 75 conjuntos habitacionais caracterizados como favelas, reunindo mais de 3 mil domicílios. Segundo a Cohapar, as favelas se caracterizam como conjunto de habitações ocupando terrenos públicos ou particulares, de forma desordenada e em condições precárias e carentes de serviços públicos essenciais.

Outras 4,5 mil casas estão em loteamentos irregulares espalhados pela região. São áreas que foram subdivididas e vendidas, ocupadas por população de baixa renda, e que embora possam apresentar características de regularização, como ruas e lotes definidos, não têm aprovação nem registro do poder público.

Além destes registros, a Cohapar possui mais de 16,3 mil cadastros de famílias sudoestinas que não possuem casa própria e aguardam por projetos habitacionais do governo. Conforme a companhia, o Cadastro Habitacional de Pretendentes é uma forma de identificar a demanda habitacional do estado do Paraná. No mapa abaixo você pode consultar as informações de cada município da região.

O bispo de Palmas-Francisco Beltrão, dom Edgar Ertl, reforça os objetivos da Campanha da Fraternidade em nível de Diocese, para a promoção, “a partir dos ensinamentos de Jesus, do direito à moradia digna, para que as pessoas vivam bem”, pois a casa é a porta de entrada para todos os demais direitos. “Sem moradia, faltam segurança, saúde, educação e dignidade”, destaca.

Pontua dom Edgar, que a Campanha deste ano buscará estimular a sociedade como um todo para a adoção de ações concretas para o enfrentamento do déficit habitacional e o fortalecimento de políticas públicas voltadas à habitação.

Dirigindo-se diretamente à comunidade católica do Sudoeste, dom Edgar faz um convite para algumas destas ações concretas. Uma delas é que em todas as paróquias, seja vivenciada de forma profunda, a Via Sacra às sextas-feiras. Outra é a recitação da Oração da Campanha da Fraternidade em todas as celebrações e que todos os conselhos pastorais reflitam sobre os objetivos da Campanha. E ainda, que as comunidades realizem alguma ação concreta em prol de famílias que não tenham sua casa própria.

Ascom

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL DE BELTRÃO NOTÍCIAS (46) 99902.0092 / (46) 2601.0898

Cotações

Clima

Quinta
Máxima 33º - Mínima 19º
Períodos nublados com chuva fraca

Sexta
Máxima 30º - Mínima 21º
Períodos nublados com aguaceiros e tempestades

Sábado
Máxima 29º - Mínima 20º
Céu nublado com chuva fraca

Domingo
Máxima 29º - Mínima 20º
Céu nublado com chuva fraca

Segunda
Máxima 29º - Mínima 20º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.