Proprietários de veículos de todo o Paraná já podem se inscrever no projeto-piloto do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), em parceria com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar-PR), que vai criar o Passaporte Veicular Digital. A iniciativa inédita no Brasil pretende "transformar" veículos em ativos digitais por meio da tecnologia blockchain. As inscrições já estão abertas desde quarta-feira (11) no site do Detran-PR e seguem até o dia 23, sem custos para o cidadão.
O projeto vai criar um registro único digital com dados, histórico e informações do veículo de forma segura, confiável e alinhada às leis de privacidade. Cada automóvel receberá um token único vinculado ao número do chassi, permitindo que todas as informações sejam rastreadas de maneira segura e imutável ao longo de sua vida útil. O Passaporte Veicular Digital reunirá dados de fábrica, histórico de revisões, quilometragem, seguros, financiamentos, ocorrências e transferências.
Inicialmente, a meta era tokenizar mil veículos, mas todos os inscritos poderão participar do projeto-piloto. Segundo o diretor-presidente do Tecpar, Eduardo Marafon, a proposta é testar a tecnologia em larga escala para garantir segurança e confiabilidade antes da ampliação definitiva. Já o presidente do Detran-PR, Santin Roveda, destacou que a iniciativa busca aumentar a transparência e reduzir fraudes relacionadas a quilometragem, registros e documentação.
AEN