A Instância de Governança de Turismo (IGR) Vales do Iguaçu, que articula o setor em 47 municípios — sendo 42 deles no Sudoeste paranaense —, confirmou uma agenda de eventos para 2026. O objetivo é transformar o potencial da região da região, fortalecer e capacitar os empreendedores de turismo e proporcionar que a população possa conhecer melhor os atrativos que a região dispõe.
Em reunião no Conselho de Turismo de Francisco Beltrão desta terça-feira, 27 de janeiro, Adriano Radaelle, da coordenação da IGR, destacou que a programação servirá de espelho para outras regiões do Estado.
Estão programados um evento em Santa Izabel do Oeste (turismo regional), Dois Vizinhos (Feira Regional de Turismo Festival Gastronômico), Santo Antônio do Sudoeste, Dois Vizinhos e Rio Bonito do Iguaçu (turismo de aventura e peregrinação religiosa) e Salgado Filho (turismo rural).
Feira regional
E dentro do Festival Gastronômico, a ideia é que possamos também estar comercializando só produtos que são produzidos aqui na região. A sugestão que foi dada para o evento é que ele possa receber essa mistura do pinhão de Palmas com o melado de Capanema, com o cordeiro de Mariópolis, os queijos do Sudoeste. Então que a gente possa trazer todos esses atrativos para dentro do evento e transformá-lo em sabores inesquecíveis para quem estiver participando do Festival Gastronômico.”
A feira de turismo e gastronomia será no Parque de Exposições em parceria com a Prefeitura de Dois Vizinhos e a Secretaria do Estado de Turismo. “O município de Dois Vizinhos, que foi o município que fez a proposição inicial. e nós acabamos incrementando esse evento e transformamos ele em um evento regional que vai estar recebendo todos os atrativos turísticos num ato de exposição mesmo. Vai ser uma exposição de cada um dos municípios da nossa região e dos seus respectivos atrativos turísticos”, comentou Adriano.
A estratégia foi dividida em quatro momentos-chave ao longo do ano:
1.Turismo Religioso (Fevereiro): O pontapé inicial ocorre em Santa Izabel do Oeste. O evento contará com três palestras, com destaque para a experiência do Cristo Protetor de Encantado (RS). A ideia é mostrar como o envolvimento comunitário em torno de um monumento pode transformar a economia local.
2.Expo Turismo e Festival Gastronômico (Maio): Programado para o Parque de Exposições de Dois Vizinhos, no final de semana após o Dia das Mães. A feira espera atrair mais de 15 mil pessoas. O “Sabores dos Vales” promete uma fusão gastronômica inédita, unindo o pinhão de Palmas, o cordeiro de Mariópolis, o melado de Capanema, os queijos regionais, entre outros.
3.Turismo de Aventura e Peregrinação (Junho): Uma peregrinação de aproximadamente 190 km conectará os caminhantes que sairão de Santo Antônio do Sudoeste, passarão por Dois Vizinhos e concluirão o trajeto em Rio Bonito do Iguaçu – os três municípios têm Santo Antônio de Pádua como seu padroeiro.
4.Turismo Rural (Setembro): Com previsão de realização em Salgado Filho, o encontro focará na realização de workshop e roteirização para propriedades rurais que desejam receber visitantes e profissionalizar o atendimento.
JdB