Notícias

Orelhões serão extintos no Brasil até o fim de 2028

Após mais de cinco décadas de uso, telefones públicos serão retirados gradualmente; parte das unidades seguirá ativa em locais sem sinal 4G

Orelhões serão extintos no Brasil até o fim de 2028
Foto: Imagem ilustrativa/Internet
 
Os tradicionais orelhões, que marcaram gerações e fizeram parte da história da comunicação no Brasil, serão extintos até o final de 2028. Atualmente, cerca de 30 mil unidades ainda estão em funcionamento em todo o país, número muito inferior ao auge do serviço, que chegou a contar com mais de 1,5 milhão de terminais.

O telefone público foi lançado em 1972, a partir de um projeto nacional desenvolvido pela arquiteta Chu Ming Silveira, chinesa naturalizada brasileira. Com o avanço da telefonia móvel e da internet, o uso dos orelhões caiu drasticamente ao longo dos anos, tornando o serviço cada vez menos necessário.

A extinção ocorrerá após o encerramento dos contratos de concessão firmados em 1998, que foram adaptados para prever a retirada gradual dos telefones públicos dentro do plano de universalização do acesso à telefonia no país.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), está em discussão o estímulo a investimentos em redes de suporte à banda larga, com a adaptação do sistema de telefonia fixa para o regime de autorização, que funciona sob regras do setor privado. Apesar disso, cerca de 9 mil telefones de uso coletivo permanecerão ativos em cidades onde ainda não há cobertura mínima de sinal 4G.

Agência Brasil

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL DE BELTRÃO NOTÍCIAS (46) 99902.0092 / (46) 2601.0898

Cotações

Clima

Quarta
Máxima 28º - Mínima 15º
Períodos nublados com chuva fraca

Quinta
Máxima 29º - Mínima 15º
Períodos nublados

Sexta
Máxima 30º - Mínima 15º
Céu limpo

Sábado
Máxima 31º - Mínima 16º
Períodos nublados

Domingo
Máxima 33º - Mínima 17º
Períodos nublados

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.