O campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Francisco Beltrão deve ganhar novos professores a partir de 2026. A ampliação está prevista na Portaria nº 926/2025, publicada pelo Ministério da Educação (MEC) em 29 de dezembro, que trata da redistribuição de cargos e vagas da carreira docente entre o ministério e as instituições federais de ensino superior.
A normativa prevê o envio de 1.453 cargos do MEC para as universidades federais em todo o país, sendo 1.314 destinados ao magistério superior e 139 ao ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT). Parte das vagas resulta da otimização de quadros antigos e outra parte foi criada pela atual gestão federal, dentro do processo de expansão do ensino superior, especialmente com novos campi do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
De acordo com o diretor do campus, professor Paulo Varela, a abertura do curso de Tecnologia em Desenvolvimento de Jogos Digitais garantiu a previsão de 12 novas vagas docentes para Francisco Beltrão. Deste total, cerca de sete devem ser liberadas em 2026 e outras cinco em 2027.
O diretor esclarece que as vagas redistribuídas agora, referentes a 2025, não contemplam o campus beltronense, sendo destinadas a unidades mais antigas da UTFPR, como Londrina, que enfrentam déficit de professores devido a aposentadorias. Para Francisco Beltrão, a expectativa é que os códigos das vagas sejam liberados já no início de 2026, permitindo a realização de concurso público ainda no mesmo ano.
Segundo Paulo Varela, caso o MEC mantenha o cronograma de implantação dos novos cursos, a liberação das vagas deverá ocorrer entre janeiro e fevereiro, viabilizando a chegada dos novos docentes no segundo semestre de 2026.
Ascom