Na Escola Irmão Cirilo, os estudantes trabalharam diretamente com a comunidade, identificando as principais necessidades locais. Entre as demandas levantadas estão o aumento da frequência da coleta de lixo, a criação de mais pontos para descarte até a coleta, a implantação de área de lazer e a ampliação da escola, incluindo salas de informática, jornada ampliada e espaços para novas atividades.
Já na Escola Pedro Algeri, o estudo foi voltado para a própria unidade. Embora a estrutura seja relativamente nova, com menos de dez anos, os alunos apontaram melhorias importantes que podem beneficiar professores e estudantes. Todas as observações foram documentadas e entregues oficialmente à Câmara, que agora encaminhará as solicitações à administração municipal através de um Requerimento assinado por todos os vereadores.
"Mais que um projeto, a iniciativa fomenta a participação dos alunos na vida da comunidade, o pertencimento de cada criança ao ambiente onde vive e a inspiração para a cidadania", destacaram os professores responsáveis. Os vereadores elogiaram o trabalho desenvolvido nas duas escolas e garantiram que farão os encaminhamentos necessários para que as demandas apresentadas sejam analisadas e atendidas.
Ascom