A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou, nesta segunda-feira (17), mais uma etapa do programa PCPR na Comunidade para atender moradores de Rio Bonito do Iguaçu que perderam seus documentos após o tornado que atingiu a região. A ação ocorreu no abrigo de Laranjeiras do Sul, onde foi possível emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) para os desabrigados.
Apesar de Rio Bonito contar com um ponto fixo de atendimento em frente à prefeitura, muitas pessoas afetadas pelo desastre não têm condições de se deslocar até o local. Por isso, equipes da PCPR estão indo diretamente aos abrigos e às residências para garantir que todos possam recuperar seus documentos.
O atendimento volante, criado em 1994, é destinado a cidadãos em situação de vulnerabilidade ou com dificuldade de locomoção. Policiais civis se deslocam até onde for necessário para assegurar o direito à documentação oficial e facilitar o acesso aos serviços de identificação.
O coordenador da Seção Regional de Identificação de Laranjeiras do Sul, Elerson de Lara Magalhães, destacou a importância da iniciativa. "Muitas pessoas estão acamadas ou lesionadas após o evento climático. Levar o serviço até elas garantem o direito à cidadania mesmo em um momento tão difícil", afirmou.
Além do atendimento no abrigo, a equipe também visitou uma pessoa acamada em Laranjeiras do Sul.
Paralelamente, uma força-tarefa já está em andamento em Rio Bonito do Iguaçu, utilizando a estrutura do ônibus da Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (DEMAFE). A unidade temporária do Poupatempo no município também já iniciou as atividades, ampliando o alcance do serviço.
PCPR