A final da Copa Sudoeste de Futsal — Série Ouro —, no último sábado, 1º de novembro, no Ginásio de Esporte Volnei Pires, premiou a equipe de Marmeleiro com o título de campeã de 2025. Pela primeira vez Marmeleiro conquista o campeonato, que chegou à 23 edição e é organizado pela Associação Esportiva do Sudoeste do Paraná (Aesupar).
Foram 16 equipes que disputaram a Série Ouro da Copa Sudoeste. Marmeleiro perdeu a primeira partida por 5 a 3 para o Planalto/Xavantes, mas reverteu o placar na segunda e decisiva partida, em casa, diante de uma torcida “enlouquecida” pelo time. De quebra, Marmeleiro ganhou dois troféus de destaques na competição: Tanaka, de artilheiro (13 gols), e Valeta, goleiro menos vazado (2,8 de média).
Tanaka, emocionado, dedicou o título aos marmeleirenses. “Isso aqui é pra todo mundo que nasceu em Marmeleiro. Marmeleiro merece muito”, destacou o atacante, que também joga futebol de campo – campeonato local e Copa Sudoeste. Ele e mais dois atletas, ao final do jogo, de joelhos cruzaram a quadra de esporte de uma ponta a outra para pagar uma promessa. Mas a promessa quem fez foi o Tanaka.
Jones Baifus, técnico campeão, lembrou que foram quatro anos batalhando até a conquista do título. “Sempre tava batendo na trave. Esse ano resgatamos alguns atletas que estavam fora”, contou. Paulo Cesar Brustolin, o Hércules, presidente da Aesupar, em entrevista à imprensa, disse que Marmeleiro fez por merecer o título e que as duas equipes realizaram “dois grandes jogos”. Ele gostou da vibração da torcida local, que ajudou a empurrar o time rumo à vitória. Hércules agradeceu também à participação de todas as equipes, aos prefeitos e secretários municipais de Esporte pelo apoio ao campeonato.
O prefeito Jander Loss (PL), de Marmeleiro, entrou na quadra para a entrega da premiação. Ele deu os parabéns aos jogadores e à comissão técnica. “Parabéns aos guris. Foi um belo espetáculo, sem nenhuma briga.”

JdeB