Uma nova e moderna UTI passa a integrar o atendimento do SUS em Francisco Beltrão. A partir desta quinta-feira (29), a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Geral Intermunicipal Dr Aryzone Mendes de Araujo entra em operação com dez novos leitos totalmente equipados. Esta é considerada uma das mais modernas UTIs do Paraná e vai atender pacientes de Beltrão e de outros 26 municípios da região.
O prefeito Antonio Pedron visitou o local nesta quarta para conferir a preparação para início dos atendimentos. "É um orgulho para Beltrão ter uma UTI deste porte, com equipamentos novos, de ponta, e profissionais altamente qualificados, tudo oferecido gratuitamente para nossa população através do SUS", destacou. A visita foi acompanhada pelo diretor do Instituto Santé, Rivelino Clemente, pelo secretário de Saúde, Edson Concelier, e pela chefe da 8ª Regional de Saúde, Nadia Zanella. A UTI tem oito leitos gerais e dois de isolamento. Uma equipe de 47 profisisonais - como médicos, enfermeiros e técnicos - irá se revezar no atendimento aos pacientes.
O custo mensal estimado para manter a unidade é de R$ 1 milhão. A nova UTI está habilitada junto ao Ministério da Saúde e vai substituir os atendimentos de terapia intensiva que até então eram realizados no Hospital São Francisco. UTI humanizada Um dos destaques do novo espaço é a janela de vidro com entrada de luz externa.
Esse dispositivo foi previsto no projeto do hospital buscando criar uma UTI humanizada: além de permitir a entrada de luz solar no ambiente, também possibilita que os pacientes tenham contato com familiares e pets que estão do lado de fora, inclusive com interfone para a comunicação. HGI com capacidade plena Além da UTI, o HGI passa a concentrar os serviços de neurologia e neurocirurgia, atendendendo em 100% de sua capacidade projetada. "Com essa mudança, o Hospital Geral Intermunicipal assume integralmente seu papel na rede SUS, fortalecendo o atendimento hospitalar especializado e a capacidade de resposta do sistema público de saúde de toda microrregião", destaca o secretário Edosn Concelier.
Ascom