Com o tema “Festejando a conexão campo-cidade”, a 30ª edição do programa convidou alunos e professores de todo o Paraná a refletirem sobre a interdependência entre os meios rural e urbano.
Neste ano, o Agrinho mobilizou mais de 1,1 milhão de alunos e 13 mil professores em todo o estado, distribuídos em quinze categorias, incluindo tradicionais como Desenho, Redação e Experiência Pedagógica, e áreas inovadoras como Robótica e Programação.
O município de Nova Esperança do Sudoeste se destacou com quatro premiações na categoria Redação:
- 
Ana Laura Fagundes Stolfo, 7º ano da Escola de Rio Gavião, 1º lugar, orientada pela professora Edilene Gavenda; 
- 
Lucas Fernandes, 9º ano da Escola de Rio Gavião, 2º lugar, orientado pela professora Edilene Gavenda; 
- 
Maria Isadora Rottini Lima, 7º ano do Colégio Estadual Nova Esperança (CENE), 3º lugar, orientada pela professora Lozangela de Oliveira Soranço; 
- 
Eduardo Weinfortner Ribeiro, 2º ano do CENE, 1º lugar pelo Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos na etapa estadual, orientado pela professora Fernanda Carine Rozeng da Rocha. 
A cerimônia de premiação ocorreu em Curitiba, nos dias 19 e 20 de outubro, reunindo milhares de alunos, familiares e educadores. Durante o evento, os participantes puderam assistir a shows de ilusionismo, visitar a Ópera de Arame e participar de diversas atividades interativas, recebendo ainda mimos dos organizadores.
A edição deste ano também celebrou os 30 anos do Agrinho, consolidando o concurso como uma das maiores iniciativas de educação e cidadania do país.
Rádio Independência
 
           
             
                             
             
           
                     
                     
                     
                     
                     
           
           
           
           
           
               
               
               
             
           
             
           
            