A Fundação Araucária lançou em Tóquio (Japão), no início do mês, o Programa Interconexões em CT&I Paraná-Japão, uma iniciativa da Instituição, em parceria com a Embaixada do Brasil em Tóquio e a Associação de Pesquisadores Brasileiros no Japão (ABrJ). Serão investidos pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária, R$ 3 milhões.
O evento contou com a participação do diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa, e da Top manager que coordena o programa e diretora de Cooperação Internacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Maria Zaira Turchi. O programa visa impulsionar a conexão entre pesquisadores brasileiros de excelência que estão em universidades, organizações e empresas do Japão, ou pesquisadores brasileiros doutorandos que estejam vinculados a universidades ou instituições equivalentes no Japão, contribuindo para a consolidação de redes e núcleos de pesquisa entre o Paraná e o Japão.
Maria Zaira Turchi disse que o Programa Interconexões em CT&I tem como objetivo estabelecer redes de colaboração de longo prazo e alto impacto com pesquisadores brasileiros que atuam em universidades ou empresas no Exterior.
Segundo ela, foi uma oportunidade excelente para a divulgação da iniciativa e contou com a participação de pesquisadores brasileiros vinculados a universidades japonesas, que demonstraram muito interesse na colaboração em projetos de pesquisa, desenvolvidos por pesquisadores no Paraná. “A expectativa é de que o programa possa gerar colaboração científica e tecnológica de longo prazo e alto impacto entre o Paraná e o Japão, em torno de desafios estratégicos para o Estado”, afirmou.
O Programa Interconexões em CT&I tem como propósito fortalecer a cooperação entre pesquisadores do estado do Paraná e a comunidade científica brasileira no Exterior, promovendo a integração de competências, a troca de experiências e a formação de redes globais de produção de conhecimento. A iniciativa pretende, também, mobilizar competências e conhecimento de cientistas brasileiros integrados em sociedades estrangerias para colaborar no processo de integração das comunidades científicas do Paraná em redes globais de produção do conhecimento.
A primeira ação foi a Chamada Pública 03/2025 Programa Interconexões em CT&I: Paraná-Itália, lançada em março de 2025, com o objetivo de estabelecer colaboração entre pesquisadores no Paraná e a comunidade científica brasileira na Itália.
A Chamada Pública 18/2025 Programa Interconexões Paraná-Japão tem como escopo fomentar projetos estratégicos que contribuam para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador do Paraná. Por meio da Chamada, serão financiados cinco projetos que promovam a colaboração entre instituições paranaenses e pesquisadores brasileiros no Japão, consolidando redes e núcleos de pesquisa de excelência.
PRAZOS - O programa conta com três etapas, sendo a primeira a de manifestação de interesse dos NAPIs em participar do Interconexões em CT&I Paraná-Japão, que tem o prazo até 03 de novembro para credenciamento. A etapa seguinte é a manifestação de interesse de cooperação de brasileiros (doutores ou doutorandos) residentes no Japão sediados em universidades ou instituições de pesquisa no Japão em participar do Interconexões em CT&I Paraná-Japão, com prazo a partir do dia 14 de novembro até três dias antes do prazo final de submissão do projeto. E a etapa de submissão de propostas de colaboração Paraná-Japão, que tem prazo até o dia 15 de janeiro. A divulgação do resultado final está prevista para a partir do dia 1.º de março de 2026.
AEN