Notícias

Cooperwatts apresenta “energia por assinatura”

Cooperativa promete até 25% de economia na conta de luz sem precisar instalar painéis solares

Cooperwatts apresenta “energia por assinatura”
Foto: Divulgação

Consumidores residenciais e empresariais no Paraná e Santa Catarina têm agora uma nova e atrativa opção para reduzir a conta de luz sem a necessidade de instalar painéis solares. A Cooperwhats, cooperativa pioneira na região, apresentou seu modelo inovador de energia por assinatura durante a reunião Café Acefb desta terça-feira, 30 de setembro, em Francisco Beltrão.

Lucas Reichembach e Eduardo Dal Vesco, diretores da Cooperwatts, detalharam a proposta que permite aos cooperados economizar até 25% na fatura de energia elétrica da Copel ou Celesc.

Economia imediata

O modelo da Cooperwatts é baseado na geração compartilhada de energia. A cooperativa aluga usinas de energia (principalmente solar, mas já está buscando eólicas) de seus cooperados geradores e distribui os créditos de energia gerados por essas usinas aos seus consumidores finais, que também se tornam cooperados.

“A gente teve a oportunidade de mostrar um pouco da cooperativa, que ela trabalha com energia por assinatura. É um modelo inovador,” explicou Reichembach. “A pessoa, sem custo nenhum, adere ao modelo em que começa a economizar e pode chegar a ter até 25% de desconto em relação à fatura, sem investir em equipamentos, sem nada.”

Reichembach destacou que o modelo é ideal para quem mora em apartamento, onde a instalação de placas é inviável, ou para empresas que preferem planejar um investimento em gerador próprio com mais calma. “Não muda nada [na infraestrutura do consumidor]. Ele passa a consumir uma energia mais em conta,” afirmou.

Pioneirismo regional

A Cooperwatts é a primeira cooperativa de energia constituída na região Sudoeste do Paraná. O pioneirismo tem facilitado a aceitação do modelo, que oferece praticidade e sustentabilidade. “Aqui em Francisco Beltrão, Sudoeste, a gente é pioneiro com relação à cooperativa. Fomos a primeira cooperativa constituída aqui,” reforçou o diretor.

A adesão ao sistema é simples. Pessoas físicas e jurídicas interessadas devem apenas entrar em contato com a cooperativa, enviar a última fatura de energia e assinar os termos. O único valor é uma capitalização mínima de R$ 10, exigida pelo formato cooperativo, que é reembolsável caso o cooperado decida se desligar.

“Não tem custo nenhum de adesão,” disse Lucas. “Dentro de 60 dias [após a adesão] já começa a receber os créditos, já com desconto em relação à fatura da concessionária.”

Boa repercussão

Além da economia, os cooperados passam a consumir energia limpa e renovável. A Cooperwhats atua em todo o Paraná e Santa Catarina, utilizando usinas alocadas nesses dois estados para atender aos consumidores dentro das áreas de concessão da Copel e Celesc.

O vice-presidente da Acefb para assuntos de comércio exterior, Claudio Yokosawa, considerou interessante esta nova modalidade de distribuição de energia. “Eu acho muito interessante, estava até discutindo agora um pouco com eles, porque a pessoa não precisa ter o investimento inicial. Muitas vezes, para o empresário, o investimento inicial é um imobilizado e o retorno não vem de forma adequada. Então, essa possibilidade abre para que a gente possa usufruir da energia renovável e contribuir para o meio ambiente sem necessidade de investimento inicial.”

JdB 

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL DE BELTRÃO NOTÍCIAS (46) 99902.0092 / (46) 2601.0898

Cotações

Clima

Domingo
Máxima 23º - Mínima 10º
Céu limpo

Segunda
Máxima 22º - Mínima 10º
Céu limpo

Terça
Máxima 24º - Mínima 10º
Períodos nublados

Quarta
Máxima 26º - Mínima 11º
Céu limpo

Quinta
Máxima 27º - Mínima 12º
Períodos nublados

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.