Tapete vermelho, flores, violinista (Elóis Arruda Rodrigues) e cantora (Érica Nunes) e a presença de várias autoridades. Foi isso que 200 casais de Francisco Beltrão, Marmeleiro, Itapejara e São Jorge encontraram ao adentrar no auditório da Unipar de Beltrão nesta sexta-feira, 26, para o casamento coletivo.
A iniciativa foi do projeto TJ nos Bairros, do Tribunal de Justiça do Paraná, Governo do Estado (Projeto Paraná em Ação), Fecomércio, Sesc, Senac e Prefeitura de Francisco Beltrão e apoio dos cartórios.
Foram atendidos casais que já vivem juntos. Alguns, inclusive, já têm filhos. A desembargadora Joeci Machado Camargo, do TJ-PR, que coordena o projeto Justiça no Bairro, fez uma série de agradecimentos ao abrir a cerimônia e na entrevista que deu à imprensa disse que “é gratificante [realizar o projeto no interior] porque a população espera, e principalmente nas comarcas que nós vamos todos os anos, como Cianorte, Londrina, Maringá, Paranaguá, Sarandi e Cascavel, as pessoas já ficam nos esperando, e o povo de igual forma espera para regularizar a sua documentação, sua situação, para buscar a garantia dos seus direitos que a pessoa quiser assegurar de uma forma mais rápida, mais equânime em relação a tudo que eles precisam”.
Denise Trindade, diretora da unidade local do Sesc, falou do envolvimento da entidade para organizar o casamento coletivo. “O Sesc está mais envolvido hoje durante a realização do evento, porque a captação desses casais foi feita através dos Cras e também o pessoal do judiciário. Então, ficou mais, para nós, foi mais a parte de organização lojas, reuniões, a organização dos casais, e, agora, durante a cerimônia, todo o acompanhamento para que a desembargadora possa realizar um evento bem tranquilo e bem perfeito.”
As mulheres também receberam apoio do Sesc/Senac, com os cabeleireiros. O fotógrafo Rafael Melo fez as fotos de cortesia com os casais e os convidados.
Lucas Pastório e Gabriela Dias estão juntos há um ano. Ele trabalha numa madeireira no Bairro Água Branca. Lucas contou que os dois já estavam pensando em casar oficialmente. “Aí apareceu a oportunidade e nós decidimos se inscrever para casar”, falou.
Ele disse que estava meio nervoso antes, mas que já tinha passado. Familiares dos noivos também foram ao casamento coletivo prestigiá-los. À noite eles iriam comemorar o matrimônio em uma pizzaria, com os parentes.
Felipe Guerios, secretário de Assistência Social, está acompanhando o programa Paraná em Ação que termina neste sábado, 27, no ginásio da Unipar e disponibiliza diversos serviços gratuitos à população. “Superou todas as expectativas, tivemos um atendimento superior a de 1.500 pessoas até o momento, ainda seguimos em atividades até sábado às 5 horas da tarde. Então, o sábado também, quem precisar nos procurar pode vir aqui no Unipar e nós estaremos atendendo”, comentou.
JdB