Na manhã de terça-feira, 23, o Cesul recebeu mais de 900 alunos do Ensino Médio de Francisco Beltrão e região para a Feira das Profissões, organizada pela instituição em parceria com o IDEA Mentes Jovens, da Acefb.
Durante o evento, empresários compartilharam suas experiências profissionais, diversas entidades apresentaram seus serviços e o Cesul divulgou seus cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Direito, Estética e Cosmética, Marketing e Psicologia. Os acadêmicos montaram estandes e mostraram os diferenciais de cada graduação, além da estrutura da instituição.
Giancarlo Pessatto, coordenador do projeto Feira de Profissões IDEA 2025, avaliou positivamente. “Foi um sucesso. Reunimos o dobro de alunos do ano passado. A feira existe para estimular aqueles que estão afastados ou que ainda não sabem que profissão seguir. Oferecemos orientação vocacional, contato direto com universidades, empresas e profissionais, além de experiências práticas que ajudam os jovens a enxergar novas possibilidades de carreira e de vida.”
O professor Lucas Bernardon, coordenador do curso de ADS do Cesul, destacou a relevância das parcerias. “O evento foi excelente. Alunos de praticamente todas as escolas públicas e privadas de Beltrão visitaram a instituição e conheceram os cursos. Tivemos ainda a participação da Unioeste, UTFPR, Polícia Militar – com Canil, Rocam e Rotam –, Corpo de Bombeiros, Quartel e cooperativas da cidade. Cada curso promoveu aos participantes um pouco da experiência de sala de aula, com laboratórios, impressora 3D e kits robóticos.”
Apresentações
Os acadêmicos foram protagonistas na divulgação dos cursos. Henrique Pit Zanella, do 2º período de ADS, contou sua experiência: “Foi um evento incrível. Pros alunos do Ensino Médio foi uma oportunidade única de ter uma noção de como é a vida acadêmica. Nós mostramos uma impressora 3D, óculos de realidade virtual e outras coisas do curso. Isso despertava curiosidade, eles chegavam, ficavam interessados e con-versávamos sobre a área. Acho que essa vivência é muito importante, porque incentiva os jovens a estu-darem e buscarem uma profissão através da prática.”
Já Kaluane Wessling, acadêmica do 3º período de Estética, aprovou a participação: “Foi especial represen-tar o curso. Montamos um espaço completo com aparelhos de eletroterapia, acessórios de massagem, produtos e até uma maca para demonstração. Mostramos uma hidratação facial e entregamos lembrancinhas – sais de escalda-pés preparados por nós. Gostei de participar porque é uma forma de mostrar na prática que a estética vai além da beleza e proporciona bem-estar.”
Jornal de Beltrão