Começou a operar em Francisco Beltrão um espaço dedicado exclusivamente ao recebimento, tratamento e encaminhamento para reciclagem de vidro. O barracão alugado pela Prefeitura e cedido para a Associação Plastsilva fica às margens da PR-475, na saída para Verê, e passa a ser o ponto central para recebimento deste tipo de material.
Nos últimos meses, o Município vem trabalhando na reformulação da coleta do vidro. Antes, uma empresa especializada fazia esse trabalho em alguns ecopontos distribuídos pela cidade, mas fechou devido a dificuldades. Agora, o tratamento ficará a cargo de uma das cooperativas de recicláveis e a Prefeitura vai reorganizar a coleta: dois caminhões exclusivos vão recolher o vidro nos bairros, em dias específicos, e os ecopontos existentes serão mantidos, prevendo ainda a criação de cerca de 200 novos pontos de recebimento. Serão utilizados veículos cedidos pelo convênio com a Itaipu Binacional, Cispar e Parquetec.
O prefeito Antonio Pedron visitou o barracão de recebimento nesta semana e destacou a colaboração da população para o sucesso da iniciativa. “Estamos criando algo inédito para Beltrão, uma coleta específica para o vidro, que até então era coletado junto ao orgânico e agora passa a ter uma logística própria”, pontuou o prefeito, que estava acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Antonio Cezar Soares, e do vereador Tiago Correa.
Coleta quinzenal
A coleta do vidro vai operar de forma ininterrupta, passando a cada 15 dias nas moradias a partir de um cronograma definido pela Prefeitura. Os moradores devem deixar o material em frente à residência, bem acondicionado. A Secretaria de Meio Ambiente informa que grandes geradores (supermercados, bares, casas noturnas) não terão coleta, mas poderão levar o vidro diretamente ao barracão.
Cronograma de coleta do vidro | Recolhimento a cada 15 dias
Segunda-feira – Jardim Virgínia, Cantelmo Pinheirinho (até a R. Teresópolis), Marrecas, novo Horizonte, Nova Petrópolis, Vila Nova, Seminário e Miniguaçu.
Terça-feira – Pinheirão (até a R. Teresópolis), Centro, N. S. Aparecida, Industrial (até Av. Julio Assis), cango e Guanabara.
Quarta-feira – Sadia, Guerra, De Sordi, Alvorada, Industrial, Santa Felicidade (até a pista de atletismo), Jardim Itália I e II e Jardim Floresta (até R. Piratuba).
Quinta-feira – Novo Mundo, Aeroporto, Cristo Rei, DER, São Cristóvão (até Ambev), Padre Ulrico, Conjunto Esperança e Terra Nossa.
Sexta-Feira – Jardim Primavera, São Miguel, São Francisco, Água Branca, Monterrey, Corso, Entre Rios, Kennedy e Luther King.
Assessoria