O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou nesta segunda-feira (02) o resultado final da licitação da obra de ampliação e restauração da PR-180 e da PR-281 entre Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, na região Sudoeste.
O Consórcio – Itax Sudoeste, formado pelas empresas Pavimentações e Terraplenagens Schmitt Ltda. e Azure Gerenciamento e Projetos Ltda., foi confirmado como vencedor após fase de recursos, já tendo documentação homologada previamente, e com proposta de preço negociada de R$ 90.849.999,00. O próximo passo é a homologação deste resultado, também publicada em diário oficial e nos portais de licitações do estado e do governo federal, seguido por trâmites internos para assinatura de contrato.
A obra prevê a restauração de 40,82 quilômetros das duas rodovias, sendo 29,93 quilômetros da PR-180 e 10,89 quilômetros da PR-281, com serviços de fresagem do pavimento atual e aplicação de nova camada de concreto asfáltico, inclusive com uma camada mais superficial de concreto asfáltico modificado em polímero. Em segmentos mais críticos será feita reconstrução total da pista, desde a sub-base.
Para ampliar a capacidade de tráfego das rodovias está previsto o alargamento das faixas de rolamento dos atuais 3,20 metros de largura cada para 3,50 metros, a pavimentação dos acostamentos e a implantação de 9,10 quilômetros de faixas adicionais divididas em oito segmentos, sendo seis na PR-180 e dois na PR-281.
Também será implantada nova sinalização horizontal e vertical, instalados dispositivos de segurança viária, melhorado o sistema de drenagem de águas e realizados serviços complementares, como enleivamento e hidrossemeadura.
A licitação utiliza a modalidade Concorrência com Regime de Contratação Integrada, em que a mesma contratada fica responsável pela elaboração do projeto executivo de engenharia e a execução dos serviços da obra. Com isso, após concluída a licitação e contratada a restauração, os prazos serão de 180 dias para projetos e 540 dias para a obra.
AEN PR