Notícias

Corpo de Bombeiros Militar do PR terá dois participantes no Mundial de Salvamento Aquático na Austrália

Corpo de Bombeiros Militar do PR terá dois participantes no Mundial de Salvamento Aquático na Austrália
Foto: Assessoria

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) terá dois representantes no Campeonato Mundial de Salvamento Aquático, realizado em Gold Coast, na Austrália, entre os dias 20 de agosto e 8 de setembro. A participação paranaense é duplamente inédita. O subtenente Flávio Roberto Blum é o primeiro bombeiro militar do Estado a disputar a competição – ele está na categoria Masters. Já o major Fabrício Frazatto dos Santos será o primeiro árbitro brasileiro em uma edição do evento, que é bienal. 

Comandante do 8º Grupamento de Bombeiros, no Litoral do Paraná, o major também viaja à Oceania como técnico da equipe brasileira. “A nossa participação, além de inédita, é bastante importante pela oportunidade de aprendizado. A Austrália é a principal referência do mundo na prevenção de afogamentos, com um trabalho de educação que começa com as crianças pequenas”, explicou Frazatto.

“Vamos poder visitar os quartéis, ver de perto o serviço australiano de salvamento aquático, conhecer os veículos e equipamentos que eles usam, bem como a estrutura de prevenção. Vamos entender como eles trabalham e implantar aqui no estado o que for possível e adequado ao nosso cenário”, complementou. O evento, além da competição esportiva, também prevê a realização de palestras de educação preventiva e políticas públicas, com a presença dos principais nomes da área.

Para o subtenente Blum, a troca de experiências e de informações proporcionadas por esse intercâmbio internacional serão muito relevantes para o aprimoramento da atividade de prevenção e salvamento no Paraná. Mas ele entende que o Mundial é a última instância de um processo que já garante essa evolução, permitindo um atendimento mais eficiente à população.

“Competições são importantes porque mobilizam muita gente em prol de um objetivo: no nosso caso, salvar vidas. E, para um atleta chegar a um Mundial, teve que competir com vários outros nas seletivas locais. Todos os que acabaram não avançando, que formam a base da pirâmide, treinaram muito, se dedicaram, aprimoraram suas habilidades e, com isso, estão mais preparados para o salvamento”, disse o bombeiro.

“Quero competir. Treinei para isso. Mas sei também que eu vou ganhar muita experiência, trazer novas técnicas e estratégias. Vou conversar com vários guarda-vidas do mundo inteiro, saber quais são as boas práticas de todo mundo e, se possível, agregar para o nosso estado”, acrescentou o subtenente, que vai participar das disputas entre os dias 23 de agosto e 28 de agosto.

ESPORTE

O Lifesaving, como o esporte é chamado, simula resgates em ambientes aquáticos. Assim, a competição é composta por uma série de provas envolvendo técnicas de salvamento, natação e até corrida, para testar as habilidades dos participantes no mar e na piscina. A realização do evento também tem como objetivo promover a importância da segurança aquática e da prevenção de afogamentos. 

A competição é dividida em categorias: juvenil, aberta (sem limite de idade) e master, entre clubes ou entre seleções nacionais. Entre as provas estão resgates no mar com uso de pranchas e técnicas distintas; transposição de piscina com boneco simulando uma vítima; corrida de 90 metros na areia; uso de embarcações; entre outras. Algumas são disputadas individualmente, outras por duplas ou equipes de três ou quatro pessoas.

Um dos desafios mais curiosos é o que imita uma dança das cadeiras, chamado no Brasil de corrida às nadadeiras. A prova começa com dez competidores alinhados, que precisam correr para pegar uma das nove nadadeiras colocadas na areia, alguns metros à frente. Quem ficar sem o item é eliminado. O número de atletas e de nadadeiras disponíveis vai diminuindo gradativamente, de um em um, a cada bateria, até sobrar o campeão. No Mundial, as nadadeiras devem ser substituídas por bandeiras.

Fonte: AEN

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL DE BELTRÃO NOTÍCIAS (46) 99902.0092 / (46) 2601.0898

Cotações

Clima

Quinta
Máxima 17º - Mínima 13º
Céu nublado com chuva moderada

Sexta
Máxima 22º - Mínima 12º
Períodos nublados com chuva fraca

Sábado
Máxima 26º - Mínima 13º
Períodos nublados

Domingo
Máxima 21º - Mínima 15º
Céu nublado com chuva moderada

Segunda
Máxima 21º - Mínima 13º
Céu nublado

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.