68% dos beltronenses entrevistados na pesquisa do Dia dos Namorados, contratada pela Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná ao grupo Datacenso, a preferência do consumidor de Francisco Beltrão na hora de escolher um presente é de surpreender com algo que ela ou ele não tenham pedido. Já 32% disseram que farão o “tradicional” – dar um presente que ela ou ele tenham pedido ou queira muito.
A pesquisa mediu a preferência do consumidor frente às compras alusivas ao Dia dos Namorados, comemorado nesta quarta-feira, 12 de junho. O bom atendimento, a qualidade dos produtos, a confiabilidade da loja, os preços, as promoções e os descontos são os principais fatores que chamam a atenção dos consumidores na hora da compra.
William Madruga, presidente da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), observa que o Dia dos Namorados movimenta bares, restaurantes e a rede hoteleira. “E a pesquisa mostrou os consumidores beltronenses pretendem gastar acima de R$ 200 em presentes, o que faz movimentar a nossa economia. A pesquisa é importante para que o nosso associado possa ver a expectativa dos consumidores e assim fazer ações promocionais baseadas nesses números”.
O estudo foi realizado com 600 consumidores entre os dias 22 e 24 de maio nas regiões de Curitiba e região metropolitana, Londrina, Maringá, Cascavel (e Foz do Iguaçu), Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão (e Pato Branco). A pesquisa completa pode ser conferida no site faciap.org.br.
Maneira que o beltronense pretende comemorar a data (espontânea múltipla)
Almoço ou jantar em restaurante - 55%
Jantar em casa - 23%
Café da manhã especial - 25%
Motel/hotel - 16%
Almoço em casa - 11%
Viagem - 5%
Vídeo chamada - 5%
Outras citações - 2%
Percentual de consumidores beltronenses que costuma pesquisar e comparar preços de produtos antes de comprar presentes (espontânea única)
Sim - 86%
Não - 4%
Percentual de consumidores beltronenses que compra o presente com antecedência ou deixa para última hora (estimulada única)
Compra o presente com antecedência - 54%
Deixa para a última hora, esperando encontrar promoções e descontos especiais - 46%
Presentes que pretendem comprar (espontânea múltipla)
Roupas - 25%
Acessórios (Bolsas/Cintos/joias/sem joias) - 21%
Perfume/Cosméticos - 34%
Calçados - 18%
Chocolates - 23%
Flores - 21%
Artigos Esportivos - 5%
Bebidas (Vinhos/whisky /Cervejas/Gin) - 11%
Eletrônicos - 9%
Viagem - 7%
Livros - 7%
Day Spa (Dia de beleza/Relaxamento) - 9%
Celular/Smartphones - 9%
Relógios - 4%
Outras citações - 7%
Ainda não sabe - 0%
Com informações da assessoria de imprensa da Faciap / Darce Almeida/Acefb.