Darce Almeida/Acefb – Na noite de terça, 23, a Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) sediou a palestra “Janeiro Branco: saúde mental na advocacia”, com Sidinei de Jesus dos Santos de Oliveira, psicólogo especialista em psicoterapia analítica comportamental.
O evento foi realizado pela Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/PR) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR) - Subseção de Beltrão, com apoio da Comissão de Direito à Saúde da OAB/PR - Subseção de e do Núcleo Jurídico da Acefb.
A campanha de conscientização Janeiro Branco, que trata sobre a saúde mental, faz parte do calendário de campanhas da CAA/PR, que tem por objetivo o atendimento, acolhimento e o bem-estar do advogado. “A OAB/PR como um todo, e na Subseção de Beltrão, temos por objetivo integrar cada vez mais os advogados e acadêmicos de Direito, principalmente através de eventos e momentos de integração”, disse Victor Galvão, delegado da CAA/PR.
Para Victor, “a saúde mental é tema de relevância para todos. E na advocacia, pela própria dinâmica da profissão, não poderia ser diferente. O Sidinho conduziu muito bem o momento e tivemos ótimos retornos, com boa participação”.
“Foi um momento de levar aos advogados noções de como prevenir a ansiedade e o estresse no seu dia a dia. É importante cada um fazer um autoconhecimento para prevenir doenças mentais”, sugere Sidinho.
O psicólogo reforça que, para se ter uma boa saúde mental, é recomendado ter uma boa alimentação, praticar atividades de lazer, sono de qualidade, conversar com pessoas que você goste, ler livros, assistir filmes, ouvir e cantar músicas e sorrir mais.
Conforme o advogado Gabriel Quaglioto, coordenador do Nujur, eventos ligados à saúde mental surgem como uma necessidade perene para os profissionais da advocacia, tendo em vista a grande carga de trabalho e responsabilidade sob as quais convivem. “Eventos como este são essenciais para eliminar estigmas relacionados à saúde mental, principalmente na comunidade jurídica, pois, mesmo sendo um tema de extrema importância, pouco se fala nisso em nosso meio”.
Gabriel destaca a grande adesão por parte dos advogados, em especial da jovem advocacia, que muito tem a ganhar com tais eventos já no início de suas carreiras.