A Polícia Civil do Paraná lançou uma operação maciça nesta quarta-feira (29), mobilizando equipes desde as primeiras horas do dia para cumprir 159 mandados judiciais. Essa ação visa desmantelar uma organização criminosa associada ao tráfico de drogas na região sudoeste do Estado.
A operação, que conta com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Penal, tem como foco o cumprimento de 73 mandados de prisão temporária e 86 de busca e apreensão. As ações estão ocorrendo simultaneamente em diversas cidades, incluindo Campo Largo, Francisco Beltrão, Mangueirinha, Mariópolis, Palmas, Pato Branco, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste e Vitorino.
Mais de 500 agentes das forças policiais, cães farejadores e helicópteros estão engajados nessa operação de alto impacto. As investigações revelam que essa organização criminosa tinha controle absoluto sobre o tráfico de entorpecentes na região, especialmente nos municípios de Palmas, Pato Branco e Francisco Beltrão. Além do tráfico, os alvos da operação estão vinculados a outros crimes, como roubos e homicídios.
Um aspecto preocupante é que parte desses criminosos, mesmo encarcerados, continuava liderando as atividades ilícitas de dentro do sistema penitenciário, com auxílio externo de integrantes da organização criminosa.
Os indivíduos alvos dessa operação responderão por crimes graves, como organização criminosa e tráfico de drogas, visando desmantelar estruturas que representam riscos à segurança da região.