Da assessoria/Acefb – Na tarde de quarta-feira, 27 de setembro, um gesto de amor aos bichanos de quatro patas aconteceu no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Francisco Beltrão. A iniciativa partiu de integrantes do Revebel – Núcleo das Revendedoras de Veículos de Francisco Beltrão, que foram até o abrigo dos animais e entregaram mais de 200 quilos de ração para a entidade municipal. É mais uma ação que ressalta a importância do auxílio aos animais que ali residem, a maioria vítima de maus tratos.
A entrega dos alimentos foi recebida com gratidão pela equipe do Centro de Zoonozes, que enfrenta desafios diários para garantir o cuidado adequado aos animais que dependem da instituição e de doações. A ação teve como parceira a Vital + center pet e clínica veterinária, do sócio proprietário da empresa, Gustavo Oliveira.
O empresário João Huning, coordenador do Revebel, lembra que, de imediato, a ideia foi acatada pelos integrantes do Núcleo. “A causa animal todo mundo apoia e a gente sabe que o pessoal lá vai dar a destinação correta do alimento”.
Esse ato exemplar inspira a esperança de que mais ações como essa possam ocorrer no município, fortalecendo o elo entre a comunidade e os animais, e reforçando a conscientização sobre a importância de cuidar dos pets.
Luiz Carlos Tourinho, médico veterinário responsável pelo CCZ, explica que são feitas no local consultas e medicação nos animais oriundos de ONGs e de tutores de baixa renda, cadastrados no CadÚnico, além de atendimento a denúncias de maus tratos e castrações. “Somente em 2023 foram mais de 900 castrações. Deu uma parada agora porque esperamos a licitação de microchips para instalarmos nos animais após a castração”, explica.
Tourinho lembra que “infelizmente alguns animais chegam ao centro de zoonoses muito feridos, principalmente os de rua”.