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Instituto Ruas, de Curitiba, alerta para soluções mais sustentáveis em face ao programa “Asfalto Novo, Vida Nova”

Instituto Ruas, de Curitiba, alerta para soluções mais sustentáveis em face ao programa “Asfalto Novo, Vida Nova”
Foto: Pavimentação em concreto rígido em ruas de Salvador das Missões (RS). Nota-se que o produto pode ser aplicado no meio rural e urbano. Crédito: Divulgação

Da assessoria/Loop – “Não é simplesmente um programa de colocação de asfalto nas vias urbanas, mas também de pavimentação em concreto, por exemplo”, explica o engenheiro civil Alex Maschio, mestre em Planejamento Urbano e CEO do Instituto Ruas, de Curitiba.

O programa ao qual Alex se refere é o “Asfalto Novo, Vida Nova”, administrado pelo governo do Paraná, com o objetivo de garantir a cobertura asfáltica e iluminação de LED em 100% de suas vias públicas do Estado. O investimento será de R$ 500 milhões na primeira etapa, sendo R$ 300 milhões do Tesouro do Estado e R$ 200 milhões da Assembleia Legislativa.

Estão habilitados a participar do programa municípios com até 7 mil habitantes, desde que cumpram todas as exigências. Dos 399 municípios do Paraná, 160 possuem população abaixo de 7 mil habitantes, que se somadas as extensões das malhas viárias urbanas resulta-se numa extensão superior a 4.000 Km. A malha viária desses municípios, com revestimento, gira em torno de 86,28%.

“O Instituto Ruas pode colaborar muito com os municípios, porque o programa em si defende uma linha de pavimentação mais durável, econômica, competitiva, seguras e principalmente mais sustentável. E nós trabalhamos com soluções em concreto, sistemas urbanos de drenagem sustentável e soluções direcionadas à micromobilidade. Estamos à disposição dos prefeitos para discutirmos e propormos soluções para a melhor utilização dos recursos públicos”, sugere Alex Maschio.

Camila Scucato, superintendente executiva do Serviço Social Autônomo Paranacidade, enfatiza: “Temos o objetivo de começar a induzir os prefeitos a utilizarem a pavimentação urbana sustentável que consiste na utilização de pavimentos que reduzam o impacto ambiental, permitindo a drenagem da água da chuva, a redução de ruídos e o conforto térmico”.

O Instituto Ruas
Desenvolve projetos de vias urbanas e rurais, loteamentos e condomínios não focados apenas na solução de pavimentação, mas no contexto geral das vias e como estas irão impactar a vida das pessoas. Entre as especialidades do instituto paranaense estão sistemas de pavimento rígido (feitos com concreto), pavimentos intertravados (paver) e pavimentos permeáveis.

No Sudoeste
Em março deste ano foi inaugurada uma das obras mais aguardadas da região Sudoeste: a revitalização da PRC-280, entre Palmas e a BR-153. A rodovia, um dos principais corredores logísticos das regiões Sudoeste e Sul do Paraná, teve 59,55 quilômetros restaurados no trecho que vai de Palmas ao Trevo Novo Horizonte, em General Carneiro, no acesso a Santa Catarina. Eles foram feitos com pavimento de concreto, técnica também conhecida como whitetopping, inédita em rodovias estaduais do Paraná.

 

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