Depois de conquistar o retorno à elite do futebol brasileiro em 2025, o Athletico passa por um processo de reestruturação visando a temporada de 2026. Entre saídas e chegadas, o clube começa a dar forma ao novo elenco que disputará o ano.
De acordo com o técnico Odair Hellmann, que está próximo de renovar contrato, a base do grupo já estava encaminhada desde a Série B, o que permitiu ao clube focar em contratações pontuais para reforçar setores específicos.
Seguindo a estratégia adotada na temporada passada, o Athletico voltou a observar o mercado sul-americano, com atenção especial para jogadores colombianos. Até o momento, dois atletas do país já foram confirmados.
Quem chega para reforçar o Athletico
Até agora, o Furacão anunciou quatro reforços para 2026 — dois estrangeiros e dois brasileiros. Entre os colombianos estão o meio-campista Alejandro García, ex-Once Caldas, e o volante Juan Portilla, que defendia o Talleres, da Argentina.
No mercado nacional, o clube acertou as contratações do lateral-direito Gilberto, jovem promessa que estava no Palmeiras, e do volante Jadson, um antigo desejo da diretoria rubro-negra. O jogador retorna ao Athletico após passagem pelo Juventude.
Quem saiu
A lista de saídas conta com sete jogadores, entre atletas que retornaram aos clubes de origem, tiveram seus contratos encerrados ou foram negociados. O atacante Kevin Velasco, por exemplo, voltou ao Puebla, do México, após o término do empréstimo.
Na mesma situação, o volante Patrick, o atacante Tevis e o zagueiro Tobias Figueiredo retornaram a Santos, Cruzeiro e Fortaleza, respectivamente.
Além deles, o lateral-esquerdo Fernando foi negociado com o Ceará, enquanto o atacante Alan Kardec não teve o contrato renovado. Outros atletas emprestados sequer se reapresentaram no CT do Caju, como o atacante Di Yorio, vendido ao Santos Laguna, do México, e o zagueiro Mateo Gamarra, emprestado ao Olimpia após passagem pelo Cruzeiro.
RIC