Quatro dias após a conquista do tetracampeonato da Copa Libertadores da América, o Flamengo, enfim, voltou a ser campeão da principal competição nacional. O clube carioca conquistou o Brasileiro anteriormente em 80, 82, 83, 87, 92, 09, 19 e 20.
Com a vitória desta quarta-feira, o Rubro-Negro chegou aos 78 pontos, e nem mesmo a vitória do Palmeiras sobre o Atlético-MG por 3 a 0, em Belo Horizonte, foi capaz de conter a festa dos mais de 70 mil torcedores que foram ao Maracanã.
Agora, o Flamengo entra em campo, provavelmente no sábado, contra o Mirassol, para finalizar a sua participação no Brasileirão de 2025. As duas equipes entram apenas para cumprir tabela. A mudança de data feita pela CBF visa a disputa da Copa Intercontinental por parte do Rubro-Negro.
Portanto, no próximo dia 10, a equipe carioca encara o seu primeiro desafio na Copa Intercontinental, no Catar: o Cruz Azul, do México, pelo Derby das Américas. Caso vença, pega o Pyramids, do Egito, no dia 13. E, superando o campeão africano, chega para a decisão contra o PSG, no dia 17.
O jogo
O Flamengo teve muitas dificuldades durante todo o jogo. A forte defesa do Ceará não deixou a equipe do técnico Filipe Luís criar boas chances de gol. Havia muita posse de bola, mas pouca finalização. Aos poucos, principalmente com Jorginho, o Flamengo passou a assustar mais. Os chutes de fora da área, então, passaram a ser as principais armas do time. Mas, aos 36 minutos, Carrascal fez grande jogada e deixou Samuel Lino na cara do gol. O atacante tocou na saída do goleiro e marcou o primeiro gol do jogo: 1 a 0.
Na segunda etapa, nem o Ceará ameaçou nem o Flamengo tentou algo mais agudo. Ou seja, a equipe de Filipe Luís dominou as ações, mas deixou o tempo passar. Chegou mais vezes ao ataque, ainda tentou o segundo gol, mas não precisou. O gol de Lino no primeiro tempo garantiu o nono título do Campeonato Brasileiro para o Flamengo. Uma temporada perfeita para a equipe.