Ricardo Buche, mais conhecido como “Foguinho”, de 36 anos, morador de Santa Helena, é o novo campeão paranaense e sul-brasileiro de Velocross. Apaixonado por motos e competições em pistas de terra, Foguinho se destacou em 2025 nas categorias VX3 Nacional (para pilotos acima dos 35 anos) e também disputou a categoria Força Livre Nacional, considerada a elite das motos nacionais.
Praticante do chamado “VeloTerra” – nome popular para o Velocross na região – há seis anos, Ricardo começou com vitórias em campeonatos regionais, se sagrou campeão catarinense em 2024 na categoria intermediária, e neste ano ampliou seus horizontes competindo e vencendo fora do estado.
O Campeonato Paranaense de Velocross, organizado pela Federação Paranaense, contou com sete etapas realizadas ao longo do ano nas cidades de Lapa, Contenda, Campina Grande do Sul, Piên, Tomazina, Santa Terezinha de Itaipu, e finalizando novamente em Lapa. Na soma de pontos das provas, Foguinho garantiu o título nas duas categorias que disputou.
Além disso, ele foi campeão sul-brasileiro na VX3 Nacional. O torneio, que reúne atletas dos três estados do Sul, teve três etapas: uma em Santa Catarina, uma no Paraná e a última no Rio Grande do Sul, no último fim de semana. A competição foi organizada pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) com apoio das federações estaduais.
Foguinho compete com uma CRF300F, moto de fabricação nacional que ele mesmo prepara. “Faço tudo sozinho preparação do motor, da suspensão, cuido de cada detalhe”, conta. Fora das pistas, ele trabalha como mecânico especializado em preparação off-road e aproveita os momentos livres para treinar, pedalar e cuidar da alimentação – tudo para manter o bom desempenho nas provas.