Acontece nesta quarta-feira (6) o 20º Festival de Xadrez Escolar de Francisco Beltrão. O evento está sendo realizado no centro de eventos do parque de exposições e reúne alunos das 21 escolas municipais da cidade e interior. Os estudantes do 2º ao 9º ano competem e conquistam premiações em suas categorias.
“Beltrão é uma cidade que respira o xadrez porque há mais de 20 anos existe um projeto consolidado, entidades que apoiam, governos que dão contuidade à essa proposta e que tem revelado talentos até internacionais”, destacou a vice-prefeita Lurdinha bertani na abertura do evento. Ela também lembrou o início do projeto, com o professor Jerry Pilatti. Também estiveram na abertura secretários municipais, a vereadora Maria de Fátima, coordenadores da modalidade e representantes de instituições.
O Festival de Xadrez Escolar é organizado pelas secretarias de Educação e de Esporte, com apoio do Beltrão Clube de Xadrez e Sesc. Empresas como a MTA e Vitral, as paróquias São José (Vila Nova) e Cristo Rei (Cango), a comunidade de Seção Jacaré e voluntários também colaboraram para a realização desta edição, que é considerada a maior em participação.
O xadrez nas escolas
Em Beltrão, o xadrez faz parte da rotina dos alunos desde os anos iniciais da vida escolar. Desde 2001 as crianças são incentivadas na modalidade, que está inserida na disciplina de educação física. O xadrez auxilia em vários aspectos do desenvolvimento: “tem a questão do raciocínio lógico, localização espacial, lateralidade, de concentração, a parte voltada à Matemática a competição, que trabalha as habilidades socioemocionais”, define a professora Aline Vilas Boas, técnica pedagógica e coordenadora do evento. Antes do Festival Escolar, são realizadas seletivas nas escolas para definir os classificados.
Ascom