Na noite desta terça-feira (18/01), aproximadamente, 60 proprietários de terrenos em Francisco Beltrão, manifestaram a dificuldade em obter a documentação dos condomínios e chácaras de lazer. Eles cobram do poder público, celeridade na resposta aos processos.
A atualização do Plano Diretor do município, feita em 2017, deixou margem para questionamentos e dúvidas dos proprietários de terrenos nas áreas periurbanas da cidade, com divergências quanto à metragem dos terrenos, acessos e sobre a exigência das áreas verdes e de preservação ambiental.
A reunião contou com a presença dos vereadores Policial Oberdan(PSDB), Rodrigo Inhoatto(PP), Pedro Tufão Filho(PSL), Dile Tonello(PV) e Junior Nesi(PSDB). O encontro se estendeu por mais de duas horas, na Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão.
Os vereadores manifestaram apoio às reivindicações, porém deixaram claro que, cabe ao município propor as alterações necessárias, mas que vão acompanhar a resolução da problemática. O Legislativo vai solicitar agilidade no processo de discussão do assunto e se comprometeu em analisar e estudar as leis, quando receberem o projeto do Executivo.
Como se trata de um assunto polêmico, os vereadores também se dispuseram em propor uma audiência pública, que envolva representantes do Ministério Público, do Executivo, Legislativo e os proprietários dos terrenos, a fim de sanar as dúvidas a respeito da regulamentação.
Recentemente, o prefeito Cleber Fontana (PSDB) anunciou a reformulação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUB) cujo um dos objetivos é atender as demandas relacionadas a esse setor.
Portal de Beltrão com informações da Ascom