O município de Capanema (PR) alcançou sua temperatura mais alta do ano até o momento na quinta-feira (05). De acordo com a estação de monitoramento do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná – SIMEPAR, situada junto à Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu, a temperatura máxima alcançou os 38,5 °C.
O valor supera todas as máximas anteriores de 2026 e confirma a cidade como um dos pontos mais quentes do estado nos últimos dias. No município vizinho de Planalto, também foi registrada a máxima mais alta do ano, com termômetros chegando a 35,5 °C, na estação do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, reforçando o quadro de calor extremo no Sudoeste do Paraná.
O cenário de altas temperaturas acontece em meio a uma onda de calor intensa que atinge toda a Região Sul do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta meteorológico de nível vermelho — o mais grave — está em vigor para grandes áreas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul até, pelo menos, o início do fim de semana. O fenômeno pode manter temperaturas até 5 °C acima da média histórica para o período em mais de 500 municípios, com máximas variando em muitas localidades entre 36 °C a 40 °C ou mais nos próximos dias.
Esse tipo de onda de calor é caracterizado por períodos prolongados de calor extremo, que persistem por vários dias consecutivos, elevando o risco de impactos à saúde da população, como desidratação e exaustão térmica, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com condições crônicas Enquanto a onda de calor está em curso, as previsões meteorológicas apontam para a possibilidade de uma frente fria avançar pelo Sul do Brasil neste fim de semana, o que pode trazer chuvas e queda de temperatura à região a partir do final da semana, encerrando temporariamente as condições mais extremas de calor.
Informações são do Portal 163