Um Projeto de Lei da vereadora Mara Fornazari Urbano, Procuradora das Mulheres na Câmara de Francisco Beltrão, aprovado nesta semana, cria o Banco de Dados da História e da Memória das Mulheres Beltronenses. A finalidade é reunir, catalogar e divulgar os nomes das mulheres que tenham contribuído para a formação, o desenvolvimento e a diversidade da vida social, cultural, política, econômica, educacional ou comunitária, bem como para a superação das desigualdades e a promoção dos direitos.
“Esta medida representa um avanço fundamental na criação de uma sociedade mais justa e com memória coletiva representativa. Não se trata somente de criar um registro, mas um instrumento de reconhecimento, visibilidade e justiça histórica para as mulheres”, explica a vereadora Mara. Também comenta que outro objetivo é utilizar estes dados para a denominação de logradouros públicos e outros equipamentos, preservando a história, escrita também pelas mãos das mulheres.
A lei determina que o Banco de Dados será criado, mantido, atualizado e publicado pela Secretaria Municipal da Mulher e do Bem-Estar Social, que vai receber e analisar as indicações, promover campanhas educativas e divulgar os dados. A indicação poderá ser feita por toda a população beltronense, por organizações da sociedade civil, conselhos, associações comunitárias, instituições e órgãos públicos. “A lei não é somente sobre o passado, mas também para o futuro, pois assegura que as futuras gerações tenham acesso a uma história completa e inclusiva", diz a autora do projeto.
Ascom