O Viveiro Municipal de Francisco Beltrão, localizado no Parque Irmão Cirilo, no bairro Padre Ulrico, realizou nesta semana a primeira ação de 2026 do Projeto Plante e Colha Saúde. A iniciativa promoveu a entrega de mudas de plantas medicinais, aromáticas e condimentares a um grupo de mulheres agricultoras, marcando o início de mais um ciclo voltado ao fortalecimento da agricultura familiar no município.
Integrado à Política Nacional de Plantas Medicinais, o projeto tem como objetivo incentivar a promoção da saúde, a geração de conhecimento e a ampliação da renda, tanto no meio rural quanto urbano. A proposta busca valorizar práticas sustentáveis e o uso consciente de plantas com propriedades terapêuticas e culinárias.
De acordo com a nutricionista da Secretaria Municipal de Agricultura, Vaneza Carneiro, o projeto oferece acompanhamento completo às produtoras. "O trabalho começa com a entrega das mudas e segue com assessoria técnica para um plantio correto, passando por capacitações até a etapa da comercialização e do cuidado na entrega do produto ao consumidor final. Esse acompanhamento contribui diretamente para o aumento da renda, especialmente para as produtoras da agricultura familiar", destaca.
Nas próximas etapas, estão previstas formações técnicas que irão ampliar o conhecimento das agricultoras sobre a atividade, fortalecendo de forma integrada a agricultura familiar do município e o protagonismo feminino no campo.
Ascom