Notícias

O erro mais comum que impede o lírio-da-paz de florir e a dica prática que ajuda a planta voltar a dar flores

Vale lembrar que a planta precisa dos nutrientes adequados para produzir flores. Assim, é recomendado fazer a adubação na hora do plantio e repeti-la de uma a três vezes por ano

O erro mais comum que impede o lírio-da-paz de florir e a dica prática que ajuda a planta voltar a dar flores
Foto: Freepik | Ilustrativa

Para saber como florir lírio-da-paz, vale entender que os cuidados em casa exigem certas medidas para as flores surgirem. Mas antes de aprender como florir lírio-da-paz, que tal conhecer melhor essa planta? A seguir, você encontra todas as informações necessárias para cuidar muito bem dessa folhagem e ter flores o ano todo. Confira.

Conhecendo melhor o lírio-da-paz

O lírio-da-paz é originário das florestas tropicais, especialmente da Ásia e da América. Ele mede entre 40 e 100 cm de altura em local fechado, podendo atingir até 1,80 m quando plantado na natureza.

A planta lírio-da-paz tem folhas verde-escuras e flores brancas com pétalas que chamam atenção pela beleza. A flor, que costuma surgir durante a primavera e o verão, é cheia de significados e simbologias, sendo frequentemente associada à pureza, à harmonia e ao equilíbrio.

A flor lírio-da-paz é uma ótima opção para decorar a casa e os jardins. Ela tem vida longa, floresce todos os anos, é fácil de cuidar e pode ser cultivada em vasos e na terra.

Como cuidar de um lírio-da-paz?

Aprender como cuidar do lírio-da-paz dentro de casa é muito fácil, pois ele exige poucos cuidados e sobrevive em ambientes internos e externos. Basta ficar atento a aspectos como a temperatura, a umidade e as regas.

Por ser nativa das florestas tropicais, essa planta gosta de umidade e calor. Mesmo assim, o lírio-da-paz sobrevive com uma quantidade moderada de água. Então, não exagere nas regas: molhe-o apenas quando a terra estiver seca.

Vale lembrar que a planta é tóxica e pode ser venenosa para várias espécies de animais, incluindo cães e gatos. Se você tem pets, mantenha o vaso do lírio-da-paz longe do alcance deles ou construa barreiras no jardim.

Como florir o lírio-da-paz?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a planta, chegou a hora de entender como cuidar do lírio-da-paz. Para isso, basta adotar alguns cuidados simples no dia a dia, como posicionar a planta no local correto, adubá-la e regá-la.

Plante ou posicione o vaso no local certo

Uma dica importante de como fazer o lírio-da-paz florir é a composição da terra na hora de plantá-lo. É interessante utilizar uma mistura com areia que ajuda a drenar o solo e facilita o escoamento da água da rega.

Caso opte por um vaso, certifique-se de que ele tenha furos na parte inferior. A ideia é escoar a água, que não deve ficar acumulada na raiz da planta. Se for necessário, fure o recipiente antes de colocar a terra.

Apesar de ser uma planta que gosta de calor, o lírio-da-paz não deve receber luz direta. A temperatura ideal fica entre 18° C e 30° C. É indicado deixá-lo próximo a janelas, mas sem que os raios solares incidam diretamente sobre ele.

Duas pessoas arando a terra para plantação.

Adube a planta adequadamente

Vale lembrar que a planta precisa dos nutrientes adequados para produzir flores. Assim, é recomendado fazer a adubação na hora do plantio e repeti-la de uma a três vezes por ano.

Em geral, os produtos mais indicados são os compostos orgânicos, como húmus de minhoca. Mas não faça mais de três aplicações ao ano, pois isso pode prejudicar o crescimento da planta.

Também é possível adquirir o adubo para lírio-da-paz pronto para uso. Os produtos são feitos à base de componentes naturais e fornecem todos os nutrientes necessários para favorecer a floração.

Regue o lírio-da-paz adequadamente

Uma das dicas mais importantes sobre como florir lírio-da-paz é a rega adequada. Para começar, analise o solo para determinar o momento de regar a planta. Quando a terra começar a secar, significa que é hora de molhar.

Agora, se você está pensando em plantar o lírio-da-paz na água, saiba é possível. Basta colocar a planta no recipiente com água até onde o caule começa. Troque a água semanalmente e adicione fertilizante líquido todo mês.

Faça podar regularmente

Para finalizar, preste atenção às podas. Folhas secas e amareladas roubam os nutrientes e a energia do lírio, deixando-o mais fraco e comprometendo a floração. Por isso, é importante podar a planta regularmente.

Remova as folhas quando estiverem secas, aparentemente desnutridas, quebradiças, amareladas ou amarronzadas. Os cortes podem ser feitos com uma tesoura de poda para retirar todo o galho comprometido. Não faça poda quando o lírio-da-paz estiver brotando, pois é de lá que virá uma nova folha.

Não tem mistério para entender como florir lírio-da-paz. Com essas dicas simples, sua planta ficará ainda mais bonita. 

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL DE BELTRÃO NOTÍCIAS (46) 99902.0092 / (46) 2601.0898

Cotações

Clima

Quinta
Máxima 31º - Mínima 19º
Períodos nublados com chuva fraca

Sexta
Máxima 32º - Mínima 19º
Períodos nublados com chuva fraca

Sábado
Máxima 32º - Mínima 20º
Períodos nublados com aguaceiros e tempestades

Domingo
Máxima 29º - Mínima 19º
Períodos nublados com aguaceiros e tempestades

Segunda
Máxima 30º - Mínima 17º
Períodos nublados com chuva fraca

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.