O Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado neste 25 de novembro, ganha um significado especial para a Iguaçu Saneamento. Em seus primeiros cinco meses de atuação na região, a empresa participa da data com uma campanha para mobilizar colaboradores a praticar um gesto que ultrapassa o ambiente corporativo.
Realizada em parceria com os hemocentros de Cascavel e de Francisco Beltrão, a ação garantiu, até o momento, que ao menos 50 pacientes sejam diretamente beneficiados, mostrando que iniciativas simples podem ter impactos profundos na vida de outras pessoas.
“A adesão dos colaboradores mostra que pequenas atitudes podem transformar realidades. Saber que um gesto simples pode salvar vidas fez com que voluntários abraçassem essa causa de forma espontânea”, afirma a supervisora de Qualidade e Meio Ambiente da Iguaçu Saneamento, Thainara Quadros.
A iniciativa integra o Programa de Responsabilidade Social da Iguaçu Saneamento e nasceu ainda durante o Outubro Rosa, período que já traz forte apelo de conscientização em prol de pacientes com câncer. Para Thainara, o objetivo de reforçar valores que fazem sentido para quem está dentro e fora da empresa estimula atos contínuos de solidariedade e empatia.
Para alguns colaboradores, doar sangue já faz parte do estilo de vida. É o caso de Valdir Bento Serafim, encanador de redes de esgoto, que doa há mais de oito anos e fez questão de participar novamente. “É de coração. Sempre que marcarem nova data, estarei lá. Podemos fazer diferença na vida de alguém que sequer conhecemos”.
Para o analista de Suporte Técnico, Alexandre Juarez Corneau, entender o alcance real de uma bolsa de sangue deu ainda mais profundidade ao ato de doar. “Saber que uma atitude tão simples pode salvar até quatro vidas muda a forma como a gente enxerga a doação. Eu já tinha doado antes, mas agora teve um significado coletivo”.
Ascom