Na edição comemorativa de 30 anos do Concurso Agrinho, no dia 20 de outubro de 2025, em Curitiba, foram premiados o Professor Alex Rodrigo da Rosa e o aluno da 1ª série do ensino médio, Luis Henrique Cano, do Colégio Estadual Boa Esperança do Iguaçu – CEBEI, que ficaram em 1º lugar entre os 07 Municípios do Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos, na categoria Texto Dissertativo-argumentativo, 1ª Série do Ensino Médio.
A Diretora Cleonizete Totti Trumi, a equipe pedagógica, professores e alunos, parabenizaram ambos, professor e aluno, pela conquista obtida no Concurso Agrinho. Muitas são as participações todos os anos e neste ano tivemos a alegria dessa conquista, finalizaram.
Com apoio do Estado, Agrinho celebra 30 anos de integração entre campo e cidade
Premiação contou com participação do governador Ratinho Junior. Com o tema “Festejando a conexão campo e cidade”, o Concurso Agrinho 2025 estimulou estudantes e educadores a refletirem sobre como o meio rural e o urbano se complementam e se fortalecem mutuamente.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta segunda-feira (20) da cerimônia de premiação da 30ª edição do Programa Agrinho, promovido pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) com o apoio do Governo do Estado. Realizado no Expotrade Convention Center, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, o evento reuniu mais de 5 mil pessoas entre alunos, professores e representantes das redes pública e privada de ensino.
Com o tema “Festejando a conexão campo e cidade”, o Concurso Agrinho 2025 estimulou estudantes e educadores a refletirem sobre como o meio rural e o urbano se complementam e se fortalecem mutuamente.
Ratinho Junior ressaltou que o Agrinho cumpre um papel essencial ao despertar nas novas gerações o senso de responsabilidade ambiental aliado à valorização da produção de alimentos e à sucessão familiar no campo.
“Participar de um projeto como o Agrinho, junto com a Faep, é motivo de orgulho para o Governo do Estado. É uma iniciativa que une cultura, educação e consciência ambiental, preparando nossas crianças para um futuro em que o campo e a cidade caminham juntos. O Paraná é hoje o estado mais sustentável do Brasil, com a maior área de proteção da Mata Atlântica da América do Sul e programas de preservação das nascentes e bacias hidrográficas. Queremos que essa nova geração cresça entendendo que é possível produzir cuidando do meio ambiente”, afirmou.
O governador destacou também o papel dos colégios agrícolas, que contam com categorias específicas no Agrinho, na formação dos jovens que desejam permanecer no campo e empreender com o uso de novas tecnologias. Paraná é o Estado com o maior número de Colégios Agrícolas do Brasil.
Confira a matéria completa do evento de premiação!
AEN/PR