Avaí mais ligado
Na última rodada do Brasileiro, Avaí vence o Flamengo por 2 a 1, neste sábado, no estádio do Maracanã. O jogo teve tom de festa com o estádio lotado para as despedidas de Diego Ribas, que anunciou a aposentadoria, e Diego Alves, que não terá o contrato renovado. Em campo, apenas jogadores do time catarinense fizeram gol, Wellington marcou contra e abriu o placar. Mas Marcinho e Felipe Silva garantiram a virada na despedida do Avaí da Série A.
Flamengo e Avaí apresentaram propostas diferentes na primeira etapa e oscilaram bons momentos em suas estratégias. O time da casa manteve a característica de buscar o ataque e a posse de bola e criou boas oportunidades, em chutes de Ayrton, Cebolinha e Rodinei. Aos 22, Gabriel teve um gol anulado, mas que exigiu do VAR cinco minutos de análise. O Avaí, por sua vez, apostou nos contra-ataques pela ponta e incomodou bastante, principalmente pelo lado direito do ataque. Lucas Ventura e Vitinho tiveram chances claras, que foram salvas por Diego Alves. No fim, o jogo saiu do "zero". Após cruzamento na área de Marinho, Wellington acabou cabeceando contra o próprio gol e abriu o placar para o Flamengo. Nos últimos minutos, Marcinho empatou com um chute forte depois de bate e rebate na área rubro-negra.
Os times voltaram do intervalo em ritmo mais lento. Sobretudo em razão da festa da despedida dos "Diegos". Os dois foram substituídos separadamente, mas com grande homenagem da torcida e dos jogadores de Flamengo e Avaí, o que consumiu alguns minutos da partida e esfriou o ímpeto. Muitas poucas oportunidades de perigo foram criadas até então. O técnico Fabrício Bento fez uma série de substituições, que deram mais fôlego ao Avaí, para seguir na estratégia de contra-atacar, e aproveitar a frágil partida da defesa rubro-negra. Mas o gol saiu de outra forma, em cobrança de escanteio Felipe Silva finalizou para defesa de Hugo e pegou o rebote para virar. Dorival também tentou renovar o time, criou perigo com André Luís, mas faltava energia à equipe. Apesar da derrota, o Rubro-Negro saiu festejado de campo. O Avaí, por sua vez, se despediu de cabeça erguida rumo à Série B, em 2023.
Despedidas
Para os rubro-negros, os momentos mais marcantes da partida foram protagonizados por Diego Ribas e Diego Alves, que fizeram a última partida pelo Flamengo. Antes de o jogo começar, antes discursaram para um Maracanã lotado, ao lado dos (muitos) troféus conquistados pelo clube.
Durante a partida, o goleiro teve uma atuação mais marcante. Fez grandes defesa quando exigido e arrancou aplausos dos torcedores. Ao longo da segunda etapa, deixaram o campo. Primeiro, o meia. Ele ajoelhou no gramado em agradecimento, entregou a camisa 10 para Gabigol e chorou bastante em sua partida de aposentadoria. Diego Alves saiu instantes depois, muito festejado, também com lágrimas nos olhos e entregou a faixa de capitão para Gabigol. O goleiro não terá o contrato renovado e ainda não tem uma definição sobre a sequência da carreira.
Fonte: Glogo Esporte