A Chapecoense venceu o Náutico por 1 a 0 na noite deste sábado (29), em jogo válido pela penúltima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A partida foi disputada na Arena Condá, em Chapecó (SC).
Com o resultado, a Chapecoense chegou a 45 pontos e já não pode mais ser alcançada pelo 17º colocado –o primeiro da zona de rebaixamento–, que, neste momento, é o Novorizontino, que tem 41 pontos. Dessa maneira, o time catarinense garantiu a permanência na Série B de 2023.
Aos 25 minutos do primeiro tempo, Perotti foi agarrado na área pelo zagueiro Arthur Henrique. Após rever o lance no VAR, o árbitro José Mendonça da Silva Júnior marcou pênalti para o time da casa.
A penalidade foi cobrada pelo atacante Willian Popp, que bateu forte no canto esquerdo, sem chance de defesa para o goleiro Bruno Lopes.
O Náutico quase empatou aos 30 do segundo tempo, quando João Lucas invadiu a área sozinho e tentou encobrir o goleiro Saulo, que fez bela defesa e impediu o adversário de marcar. No rebote, João Lucas chutou para fora.
A Chape ainda tentou ampliar o placar, mas não conseguiu vazar novamente a defesa pernambucana.
Já rebaixado para a Série C no ano que vem, o Náutico é o lanterna do campeonato, com 30 pontos. Operário e Brusque, ambos com 34 pontos, também já não têm chance de permanência na segunda divisão de 2023.
O único time que ainda pode se salvar da degola para a terceira divisão é o Novorizontino, que enfrenta o Operário no dia 6 de novembro. Na mesma data, o CSA pega o já campeão Cruzeiro em Belo Horizonte (MG). Se o Novorizontino ganhar e o CSA perder ou empatar, os paulistas ficarão na segundona e os alagoanos cairão para Série C.
CNN Brasil