Max Verstappen passeou no terceiro e último treino livre do GP da Itália neste sábado. O piloto da RBR anotou 1m21s252 em seu melhor giro e não saiu da primeira colocação. Mesmo com a troca de pneus, ele não foi ameaçado pela Ferrari, que chegou mais perto com os médios mas pôs Charles Leclerc a 0s3 com os macios. Sergio Pérez, colega do atual campeão, foi terceiro.
George Russell puxou a Mercedes nesta sessão menos movimentada, terminando em sétimo - três posições à frente de Lewis Hamilton, décimo colocado. Fernando Alonso completou o top 5.
A RBR priorizou pneus médios no começo da sessão, que começou com Pérez passeando sozinho na pista. Verstappen foi atrapalhado em uma volta rápida por Russell e não ficou nada feliz, mas ditou o ritmo assim que pôde concluir seu segundo giro. Mesmo as tentativas iniciais da Ferrari não alcançaram velocidade suficiente, embora Leclerc tenha chegado perto, a 0s072 do holandês. Os pneus macios começaram a aparecer no terço final do TL3, mas o atual campeão da F1 seguiu na frente dos rivais da escuderia italiana, ampliando a vantagem.
As Mercedes, que surgiram mais competitivas nos dois primeiros treinos, apareceram pouco nesta sessão. Com os pneus médios, chegaram a ficar a 3s de Ferrari e RBR. A diferença ficou menor sob os compostos de faixa vermelha, mas ainda grande: de 1s.
O encontro de Verstappen e Russell, que se repetiu, não foi o único problema com tráfego durante o treino. Ainda no primeiro terço da sessão, Bottas quase teve um contato com Sainz, que estava lento na pista. O lance está sob investigação.
A classificação do GP da Itália será logo mais, neste sábado, às 11h (horário de Brasília).
Fonte: GE