Vantuir José Gomes, nascido em Francisco Beltrão no dia 17 de dezembro de 1989, filho de Vilmar Jauri Gomes e Zenaide dos Santos Gomes. Vantu é casado com Fernanda de Almeida Sotoriva e é pai de Murilo Minski Gomes e Gabriel Sotoriva Gomes. Vantu é professor de arte, ele trabalha com grafite, artes plásticas, quadrinhos, pastel seco, pintura em papel com giz seco, sangria (giz oleoso), arte urbana (grafite com sprey), aerografia (em paredes usando compressor de ar), escultura com diversos materiais, cartunista e tatuagem.
Ele começou desenhar aos sete anos de idade na escola, com lápis e papel, Vantu via um colega de aula desenhando e decidiu tentar desenhar também, assistia desenho animado e reproduzia no papel o que via na televisão. Seu pai desenhava e esculpia, a avó pintava em tecido, Vantu observava os dois e ia criando seus próprios desenhos.
Aos 17 anos ele foi para São Paulo trabalhar com histórias em quadrinhos, mas não teve muito sucesso, retornou para Beltrão e passou a fazer ilustrações para uma revista de Ponta Grossa. Paralelo ao trabalho ele tinha outra profissão, pois ainda não vivia de sua arte. Com 21 anos ele foi morar em Renascença, lá conheceu Vilmar Mazzetto que na época era diretor de Cultura daquela cidade. Mazzetto convidou Vantu para pintar o muro do Lago Yara.
Na sequência recebeu o convite para dar aulas nas oficinas de arte em Beltrão, ensinando crianças e adolescentes. Foram seis anos trabalhando como professor, mas logo que começou surgiu o interesse pela tatuagem. O irmão foi o primeiro cliente, aos poucos os amigos e conhecidos começaram a pedir para fazer tatuagens com Vantu. Ele foi para São Paulo e Rio de Janeiro fazer cursos para desenvolver técnicas e aperfeiçoar o conhecimento.
Em 2005 foi participar de uma exposição de tatuagens que reuniu profissionais de todo o mundo, lá Vantu aprendeu muito sobre a arte, sempre observando o trabalho de grandes tatuadores. "Sempre tive facilidade de aprender, eu ficava observando alguém desenhar, tatuar, até observando desenhos e filmes, e colocava no papel ou na pele aquilo que tinha visto. Não sei explicar como aprendo rápido, deve ser dom", diz Vantuir.
Vantu participou de muitos concursos internacionais e recebeu diversos prêmios pelas tatuagens que criou, são mais de 34 prêmios, mas ele também recebeu prêmios nas outras artes que desenvolve. Ele foi jurado em vários concursos de tatuagem. De todas as artes que desenvolve sua grande paixão é a tatuagem "Meus prêmios vieram da tatuagem, cheguei onde estou por causa dela, a tatuagem me permite trabalhar com um leque maior onde posso desenvolver várias técnicas e conhecimentos", enfatiza Vantuir.
Vantu costuma dizer que "A Arte é Constante", que significa que em tudo existe arte, ela faz parte da nossa vida e muitas vezes nem percebemos, mas ela esta em todo lugar. Mas para fazer arte ele tem muito apoio em casa. "Eu amo trabalhar com arte, mas isso só é possível pelo apoio e incentivo que recebo de minha esposa Fernanda, ela tem dado todo o suporte que eu preciso para desenvolver meu trabalho e seguir em frente", finaliza Vantuir.
Por July Ioris