Notícias

Vereadores sugerem incentivos econômicos para construção de crematório

Indicação foi proposta por Moacir Fiorini e Paulo Drumm e apresentada em sessão da Câmara. Outra proposição pede providências sobre proliferação de mosquitos no cemitério municipal

Vereadores sugerem incentivos econômicos para construção de crematório

Os vereadores Moacir Fiorini (MDB) e Paulo Drumm (PSD) apresentaram uma indicação solicitando ao chefe do Executivo que estude, juntamente com as empresas que detêm a concessão pública dos serviços funerários no município, a possibilidade de construir um crematório em São Miguel do Oeste, por meio de incentivos econômicos. A proposição foi apresentada durante a sessão desta terça-feira (24), realizada por videoconferência.

Os vereadores apontam que muitas pessoas possuem o desejo de serem cremadas; além de que a cremação é uma opção mais ecologicamente correta do que o tradicional embalsamento e enterro em caixão. "A cremação é a melhor opção para o meio ambiente. É a forma mais ecológica de lidar com o falecimento de alguém. Não há a geração de chorume nem de outra substância que possa chegar ao solo e gerar um impacto ambiental", explicam os autores da indicação.

Fiorini e Drumm também acrescentam que a aquisição de áreas e as obras destinadas aos cemitérios, e ainda os licenciamentos ambientais, demandam altos investimentos. "Atualmente, as pessoas que desejam cremar seus entes necessitam deslocar-se a Francisco Beltrão-PR, Jaraguá do Sul ou outras cidades do litoral catarinense. Sendo o município de São Miguel do Oeste um polo da região Extremo-Oeste, um crematório absorveria a demanda de toda a região, gerando, por meio da prestação deste serviço, receitas extras aos cofres públicos municipais", ressaltam os vereadores. A indicação será enviada ao prefeito.

MOSQUITOS

Vagner Passos (PSL) apresentou indicação em que solicita ao Executivo que, junto à Secretaria Municipal de Saúde, verifique e solucione a proliferação de mosquitos e outros insetos no Cemitério Municipal São Miguel e Almas. O vereador aponta que esta é uma solicitação de moradores que, ao visitar túmulos de seus entes queridos, se deparam com a presença de insetos em grande quantidade.

"Visitantes do cemitério têm relatado que a situação se tornou incômoda ao extremo e relatam que a nuvem de mosquitos sai das gavetas e se torna muito desagradável, pois os mosquitos grudam na pele, cabelos e roupas. Além de se tornar desagradável e trazer mau aspecto ao cemitério, a proliferação dos mosquitos pode causar problemas de saúde à população, principalmente para quem visita o local", justifica Vagner. A indicação será enviada ao prefeito e à secretária municipal de Saúde.

 

Ascom

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL DE BELTRÃO NOTÍCIAS (46) 99902.0092 / (46) 2601.0898

Cotações

Clima

Terça
Máxima 25º - Mínima 13º
Períodos nublados com chuva fraca

Quarta
Máxima 25º - Mínima 14º
Céu limpo

Quinta
Máxima 24º - Mínima 13º
Períodos nublados

Sexta
Máxima 24º - Mínima 12º
Períodos nublados

Sábado
Máxima 26º - Mínima 12º
Períodos nublados

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.