Uma audiência pública realizada em Francisco Beltrão reuniu representantes do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná (CIRUSPAR), responsável pela administração das bases do SAMU na região, e profissionais da instituição que apresentaram uma série de reivindicações relacionadas às condições de trabalho, valorização salarial e reconhecimento profissional.
A audiência foi proposta pela vereadora Aline Biezus com o objetivo de promover um debate sobre a atuação dos profissionais do SAMU e o modelo de gestão adotado pelo consórcio. Durante o encontro, a parlamentar destacou a importância de ouvir os trabalhadores e buscar soluções para as demandas apresentadas.
Representantes do CIRUSPAR também participaram da reunião e apresentaram dados sobre atendimentos, despesas e investimentos realizados pelo consórcio nos municípios atendidos pela rede.
A audiência teve duração de quase três horas e foi marcada por questionamentos dos profissionais em relação a diversos pontos da gestão. Entre as principais reclamações estiveram a falta de transparência nas decisões administrativas e a ausência de diálogo com os colaboradores.
Durante a audiência, o representante do Sindicato dos Médicos do Paraná, Dr. Brasil Vianna Neto, também se manifestou sobre o cenário enfrentado pela instituição e pelas equipes de atendimento.
Ao final da reunião, a diretora do CIRUSPAR, Kelly Custódio, comentou os pontos discutidos e reforçou o compromisso da entidade em analisar as reivindicações apresentadas pelos trabalhadores.
Mesmo sem definições imediatas, o Poder Público de Francisco Beltrão se comprometeu a acompanhar mais de perto a situação. Para o condutor socorrista Ademir, que representou a categoria durante a audiência, o encontro foi positivo e os profissionais saíram satisfeitos por terem conseguido expor suas demandas e abrir um canal de diálogo com a gestão e as autoridades.
Luiz Mário Osório / Portal de Beltrão