A noite da segunda-feira (22) foi de celebração para centenas de estudantes da rede municipal de ensino de Francisco Beltrão. Cerca de 420 alunos dos 5º anos participaram da formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), realizada no Ginásio Arrudão.
O evento reuniu familiares, educadores, autoridades e representantes da comunidade. Estiveram presentes a vice-prefeita Maria de Lourdes Bertani, o major Batista, comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar, a secretária municipal de Educação, Rosa Vandresen, além de outras lideranças locais.
Desenvolvido por meio da parceria entre a Polícia Militar, as escolas e as famílias, o Proerd tem como objetivo orientar crianças e adolescentes para a adoção de escolhas seguras e responsáveis. Ao longo de dez semanas, os estudantes participaram de atividades voltadas à prevenção ao uso de drogas, combate à violência, cidadania e fortalecimento dos vínculos familiares e escolares.
Neste primeiro semestre, o programa foi aplicado em 19 turmas de 5º ano da rede municipal. Participaram da formatura alunos das escolas Bom Pastor, Higino Antunes Pires Neto, Epitácio Pessoa, Ana Bocchi Macagnan, Irmão Cirilo, Professor Rubens Amélio Bonatto, Madre Boaventura e Professora Maria Basso Delani.
Um dos momentos mais aguardados da cerimônia foi a entrada do Leão do Proerd, mascote do programa. Com muita animação e interação com os estudantes, o personagem foi recebido com entusiasmo pelos formandos e ajudou a tornar a celebração ainda mais especial.
A expectativa é que, no segundo semestre, o programa seja ampliado para atender os demais alunos dos 5º anos da rede pública municipal, fortalecendo ainda mais as ações de prevenção e cidadania no município.
Ascom