Um turista pulou as grades de proteção do mirante da Garganta do Diabo, no lado argentino das Cataratas do Iguaçu, para recuperar um chapéu. A cena, registrada em vídeo por outros visitantes, causou apreensão entre turistas que estavam no local e viralizou nas redes sociais.
O caso aconteceu no mirante mais famoso do parque, um cânion com cerca de 80 metros de altura. Nas imagens, o homem pula a grade de proteção, caminha pela borda do abismo, recolhe o chapéu e retorna à passarela. A identidade dele não foi revelada.
A administração do parque reforçou que há placas e sinalização no local informando que é proibido ultrapassar as grades de segurança. Segundo a concessionária Iguazú Argentina S.A., as estruturas existem para evitar situações de risco e a segurança também depende da responsabilidade individual dos visitantes.
Em nota, a empresa afirmou que casos como esse são pontuais, mas acontecem apesar das orientações repassadas ao público. O parque conta com um regulamento que estabelece regras de conduta para preservar a integridade dos visitantes e a segurança coletiva.
Segundo as normas, turistas flagrados desrespeitando as regras podem ser punidos com multa e até expulsão da área do parque. Se identificado, o homem também pode ser proibido de entrar em outros parques nacionais da Argentina.
G1