A proposta de implantação do Parque Tecnológico de Francisco Beltrão foi exposta nesta quarta-feira, 12 de novembro, pelo prefeito Antonio Pedron (MDB) e pelo secretário municipal Cledson Lodi (Ciência, Tecnologia e Inovação) aos representantes de instituições que compõem o ecossistema de inovação local. A ideia principal é instalar o Parque Tecnológico nas instalações do prédio do Fórum da Comarca de Beltrão, já que em breve a Comarca passará a utilizar o novo prédio que será inaugurado dia 27 de novembro no Bairro Presidente Kennedy. A reunião foi bem prestigiada, com as presenças de Jocelei Fiorentin, consultora do Sebrae, professores Adilson da Rocha, diretor da Unioeste, e Paulo Varela, diretor da UTFPR, Rafael Menegotto, presidente da Associação Empresarial (Acefb), membros do Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, entre outras lideranças.
Cledson Lodi lembrou que há anos se pensa em instalar um parque tecnológico no município. Ele disse que ao longo dos anos houve uma mudança na concepção de parque tecnológico, com a pandemia de covid-19, “fez com que o uso desses espaços fossem alterados”. “O que é um parque tecnológico? Ele tem a integração da academia, das instituições de ensino superior, do poder público e da iniciativa privada, seja através de empresas de cunho tecnológico ou startups. Nós já sonhávamos em ter um parque tecnológico há bastante tempo, desde a criação do Núcleo das Empresas de Tecnologia da Acefb. Isso também foi debatido no Conselho Municipal de Inovação e no Condef, e hoje nós estamos apresentando uma proposta um pouco diferente para o prefeito Pedron, no sentido de termos um parque híbrido”.
Conceito
O prefeito Pedron lembrou que o lançamento deste projeto integra a programação comemorativa ao aniversário do município, com vários eventos administrativos. “Nós temos muita programação nas áreas cultural, educacional, algumas inaugurações e hoje temos aqui uma reunião sobre ciência e tecnologia com todo o conselho de inovação e assim vamos tocando, fazendo bastante atividades para que o município de Beltrão desenvolva muito também na área de tecnologia que nós acreditamos que seja o futuro”, concluiu o prefeito.
JdB