O convênio para a primeira etapa das obras de revitalização do Rio Lonqueador está assinado. O prefeito Antonio Pedron (MDB) e a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, oficializaram a adesão do Município ao projeto, que está incluído no pacote de obras do Novo PAC, do governo federal. O evento aconteceu durante a Caravana Federativa, nesta sexta-feira, 31 de outubro, em Foz do Iguaçu.
Espaço de convivência e melhorias na vazão
“Este projeto vai revolucionar a forma com que a cidade interage com um rio tão importante para os beltronenses, porque, além de melhorar a capacidade de vazão, vamos criar um espaço de convivência, de esportes e bonito ao longo do curso do Lonqueador”, destacou Pedron, que agradeceu a agilidade do governo federal em liberar o projeto. A proposta vem sendo trabalhada há alguns meses e foi articulada com apoio do deputado federal Sergio Souza junto ao ministro das Cidades, Jader Filho.
Repasses garantidos para a primeira etapa
No ato de assinatura do convênio também participaram representantes da Caixa e os vereadores Cidão Barbiero (Podemos), Mara Fornazari e Marcos Folador (PT). O convênio prevê o repasse de R$ 15 milhões do governo federal para a obra, recursos suficientes para a primeira etapa, em parte do rio.
Como será a obra
A revitalização do Rio Lonqueador está contemplada no Novo PAC Seleções para drenagem e contenção de encostas. O projeto prevê o rebaixamento do leito do rio para melhorar a vazão e evitar alagamentos, além da construção de um parque linear nas margens para uso da população, com paisagismo e espaço para caminhada.
Ascom