A Sudenge – Associação de Engenheiros e Arquitetos do Sudoeste do Paraná realizou na terça-feira (21), uma assembleia de alterações pontuais em seu estatuto. Foi realizada ainda a prestação de contas referente ao ano de 2025 onde a Sudenge encerrará o ano com superávit pelo quinto ano consecutivo e a eleição da nova diretoria da Sudenge para os próximos três anos.
O novo presidente é o engenheiro eletricista Diego Faenello, eleito através da chapa única “Sudenge em evolução rumo aos 40 anos de história”. A atual diretoria encerra a gestão dia 31 de dezembro. Porém, a posse está programada para o dia 29 de novembro, às 19h30, na Cabana Manhare. “Conseguimos realizar grandes projetos, entre eles a produção da Revista Sudenge, evento anual Mais Sudenge, realização da feira Casa Que Quero, o evento Eras – Encontro Regional de Associados Sudenge, considerado o maior evento de engenharia do Sudoeste, o projeto Foco na Obra, o De Papel Passado, juntamente com a prefeitura para a regularização fundiária, além da parceria em várias ações com a Acefb”, relata o engenheiro civil Vinícius Perin, presidente da Sudenge nas duas últimas gestões.
Teve ainda a eleição do titular (Tiago Lorenzetti) e suplente (Tatiane Pezente) 2026 a 2028 da Câmara de Engenharia Civil do Crea – PR, onde foram indicados pela diretoria da Sudenge e eleitos em assembleia. São aproximadamente 90 sócios, entre efetivos, fundadores e acadêmicos.
Seguir evoluindo
Diego reforça que a Sudenge tem vivido, nos últimos anos, um notável processo de evolução e crescimento, consolidando-se como uma das entidades de classe mais atuantes do Paraná e uma das maiores do Sudoeste, com forte representatividade junto ao Crea-PR. “Queremos conduzir uma gestão pautada na continuidade e no aprimoramento. Além disso, nosso papel como núcleo da Acefb tem se destacado pela execução de projetos de grande impacto, tanto na área social quanto no desenvolvimento técnico e profissional dos setores de engenharia e arquitetura”.
Outro olhar de Diego é para o plano de gestão voltado à capacitação e valorização profissional, com a realização anual de eventos técnicos, seminários, workshops, congressos e palestras. “Buscaremos ampliar a presença da SUDENGE entre os profissionais da região, fortalecer a integração com as universidades, em parceria com o Crea-Jr, e expandir o alcance da Revista Sudenge”.
40 anos de Sudenge
Outro foco da gestão da nova diretoria da Sudenge será a criação de um programa de benefícios para os associados, a valorização e consolidação do Comitê Mulheres, e a organização de um acervo histórico em comemoração aos 40 anos da entidade, preservando a memória e a trajetória da associação. A Sudenge completa 40 anos dia 21 de setembro de 2027.
“Nossa gestão será marcada pela proximidade, diálogo e participação ativa. Queremos estar cada vez mais perto dos engenheiros e arquitetos, dando voz, espaço e visibilidade aos profissionais que fazem da Sudenge uma referência em representatividade e excelência”, assinala Diego.
Diretoria – 2026 a 2029
Presidente - Diego Faenello
Vice-presidente - Leticia Giacomin
1º tesoureiro - Jordan Chan
2° tesoureiro - Felipe Mensor
1° secretária - Franciele Leonardo
2° secretário - Lucas Wesling
Assessoria da presidência - Vinícius Perin
Comitê Mulheres - Talita Freitas
Diretoria de patrocínios e recursos – Sandro Petri
Diretoria de comunicação e marketing - Jeanne De Baldi
Conselho fiscal
Titulares: Gabriel Pinto, Thiago Lorenzetti e Cesar Rubert
Suplentes: Marcelo Miguel Peluso, Tatiane Pezente e Vinícius Perin
Comissão de ética
Titulares: Daniel Damin, Davi Lorenzetti Jr e Eduardo De Bom
Suplentes: Antônio Daniel da Luz, Rafael Dell Zotto e Erica Szydloski
Darce Almeida/Acefb