O Governo do Estado anunciou nesta terça-feira (21) um novo passo na modernização da educação paranaense: o apoio aos municípios para implementação das disciplinas de inglês e robótica no Ensino Fundamental I. A iniciativa amplia o alcance da educação tecnológica no Paraná, que já é referência nacional pela qualidade e inovação em sala de aula.
Durante o evento no Palácio Iguaçu, o governador Carlos Massa Ratinho Junior também fez a entrega de 1.476 telas interativas e 10 mil chromebooks, com investimento total de R$ 33,3 milhões, como parte de um pacote de R$ 235,3 milhões destinados à Educação. Os equipamentos, adquiridos pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), vão modernizar as salas de aula e tornar o aprendizado mais dinâmico, interativo e conectado às novas tecnologias.
O deputado federal Matheus Vermelho destacou que o avanço tecnológico e o apoio aos municípios demonstram o compromisso do Governo do Paraná com o futuro da educação.“O Paraná dá mais um passo importante ao levar inovação também para as redes municipais. A inclusão de robótica e inglês desde os primeiros anos de ensino é um investimento direto na formação das nossas crianças e no desenvolvimento do Estado”, afirmou o parlamentar.
Matheus reforçou ainda que a educação tecnológica é uma pauta que acompanha o seu trabalho na Assembleia. “Nosso mandato está em sintonia com o Governo do Estado para garantir recursos e fortalecer projetos que melhorem o aprendizado e ampliem as oportunidades dos alunos paranaenses. Educação e tecnologia caminham juntas, e esse é o caminho certo para preparar as próximas gerações”, completou o deputado.
“São ferramentas que transformam o jeito de ensinar e aprender. É aproveitar a tecnologia para facilitar a compreensão dos conteúdos e chamar a atenção dos alunos, tornando a aula mais atrativa. Estamos preparando nossos alunos para um mundo cada vez mais digital, com ensino de qualidade e oportunidades reais de crescimento”, afirmou o governador Ratinho Junior.
As telas interativas de 75 polegadas da Samsung substituirão as televisões convencionais nas escolas, com acesso à internet, aplicativos educacionais e recursos que permitem interação entre professores e alunos. Já os chromebooks, com sistema operacional do Google, serão utilizados em atividades pedagógicas, projetos interdisciplinares e plataformas educacionais digitais, beneficiando mais de 140 mil estudantes em todas as regiões do Estado.
Estado referência
Atualmente, o Paraná é líder nacional em educação tecnológica, com mais de 160 mil alunos participando de práticas de robótica e 500 mil estudantes com aulas de programação, totalizando mais de um milhão de atividades realizadas. O uso de Inteligência Artificial (IA) já impacta meio milhão de alunos na rede estadual, auxiliando o ensino de disciplinas como matemática, inglês e redação.
Segundo o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025, o Estado lidera o ranking de escolas equipadas com laboratórios de informática: 88,4% das unidades dos Anos Finais do Ensino Fundamental e 90,9% das de Ensino Médio possuem infraestrutura tecnológica adequada — índices muito acima da média nacional.
Com parcerias como a da Google for Education, o Paraná segue como exemplo de inovação na educação pública brasileira, integrando tecnologia, aprendizado e inclusão digital em todas as etapas do ensino.
Ascom
 
           
             
                             
             
           
                     
                     
                     
                     
                     
           
           
           
               
               
               
             
           
             
           
            