Durante o Café Acefb desta terça-feira, 21 de outubro, na Associação Empresarial de Francisco Beltrão, empresários, profissionais liberais, imprensa e representantes de diversos setores conheceram o funcionamento do aplicativo “Mais Saúde Cidadão”, ferramenta que facilita o agendamento de consultas nas unidades básicas de saúde do município. A apresentação foi conduzida por Fernando Braz Pauli, diretor do departamento de atenção à saúde, que explicou as funcionalidades do sistema, voltadas a agilizar o atendimento e aproximar os cidadãos dos serviços públicos de saúde.
A iniciativa foi implementada no primeiro quadrimestre de 2025, em uma Estratégia Saúde da Família (ESF) que atende uma população de 4.018 habitantes no Bairro São Cristóvão.
No segundo quadrimestre foi implementado nas outras 23 unidades de saúde que compõem a Atenção Primária no município, promovendo um modelo de cuidado mais ágil, participativo e alinhado com os princípios da saúde digital no SUS.
“O aplicativo veio para reduzir as filas presenciais nas unidades de saúde, melhorando a gestão da agenda dos profissionais, otimizando o tempo dos usuários e das equipes. Nossos profissionais acompanham semanalmente, por meio de indicadores como número de agendamentos realizados, taxa de absenteísmo [frequência de ausência de funcionários em uma empresa] e o feedback dos usuários e equipe”, disse Fernado.
Para Fernando, está havendo uma adesão significativa da população ao aplicativo, com aumento progressivo nos agendamentos digitais. “A redução de filas presenciais e o menor tempo de espera foram os principais benefícios percebidos pela comunidade. Os usuários destacaram a praticidade do sistema, a possibilidade de agendar fora do horário comercial e o fortalecimento da autonomia no cuidado à saúde”, observa Fernando.
A experiência demonstra que o uso de tecnologias digitais no SUS pode qualificar o acesso e promover maior eficiência no processo de agendamento. A ampliação do uso do aplicativo para todas as unidades de saúde representa um importante passo rumo à transformação digital da Atenção Primária, reforçando o compromisso da gestão com a inovação, a equidade e a eficiência do SUS. O Mais Saúde Cidadão está disponível para os sistema Android e IOS.
Números
Total de usuários cadastrados: 19.371
Com + de 60 anos: 17,9%
1 a 17 anos: 18,7%
18 a 29 anos: 16,5%
30 a 59 anos: 46,9%
Top 3 de bairros com mais usuários (até 14 de outubro de 2025)
1º São Miguel: 1.717
2º Luther King: 1.603
3º Jardim Seminário: 1.413
Darce Almeida/Acefb